Queimem, Queimem os comunistas!!!

Foram 14 meses de vida que pareceram 14 anos. Éramos apenas dez rapazes no dia dez de Junho de 1974. Mas éramos já mais de uma centena de rapazes e raparigas no verão de 1975.

Queimaram-nos a memória escrita, actas, estatutos, o arquivo, não nos deram destaque na imprensa, pouco ou nada chegou aos jornais, não lograram apagar-nos da nossa memória. Os estatutos, numa época revolucionária, foram feitos por ele, em noitadas no sótão, e aprovados em Assembleia-Gerais, sem necessidade da aprovação oficial. Por isso, não existiu.

De memória, com os buracos do desgaste da memória, conto a história. Foi nascendo, mal nasceu o 25 de Abril, a ideia. Até que se decidiu, no dia 10 de Junho, passar do eu ao nós, e convidar outros nove. Lembra-se de ter ido num dia de sol, depois de almoçar carne assada com batata, ao jardim e lançar a rede ao Luís Teixeira, ao Guilherme Rocha; ao Duarte Maré; ao José Alberto Ventura; ao Rui Abadesso; ao João Gamboa; ao Ricardo Peixoto. Já não se lembra dos outros dois. Mas lembra-se que todos aceitaram. Nem se lembrava em que dia calhou, mas foi ao google e viu que foi numa segunda-feira. A primeira reunião foi na rua, na do Botelho, no lado de fora do lar Feminino, a escassos metros da sua casa.

Poucos meses passados, a memória é difusa, lembra-se apenas que não chovia nem fazia frio, q que, acabada uma reunião na sala da Liga Católica, ao descer a escadaria da Matriz, aproveitando o ardor, lançou rede a um grupo de raparigas: ‘vocês querem pôr em prática o que pregou o padre Costa Freitas?’ A rede apanhou, entre outras, a Gaby e a Lusa.

Apesar do seu nome soar a organismos bélicos da NATO, o CADAR, Centro de Apoio ao Desporto Arte e Recreio, foi a maior associação de jovens que a Ribeira Grande alguma vez conhecera.

Eram tanto admiradores do Círculo de Amigos como críticos do seu putativo elitismo. Quiseram seguir-lhes as peugadas, porém, abrindo-se a mais de todos. Sobretudo aos da sua idade. As suas ideias eram libertárias: os cargos de chefia rodavam semanalmente. Todos foram presidente e todos foram contínuos.

Lançaram mãos piamente utópicas à cultura e ao desporto. Atiraram-se resolutos ao desporto, promovendo tudo o que os seus sonhos sonharam: provas de atletismo, torneios de futebol, festivais de natação, campeonatos de pingue-pongue, de cartas, de xadrez.

Na cultura, explodiram-se de ideais reinventando o seu apertado horizonte cultural: festividades natalícias, com presépio público e presépio do Senhor Prior feito tão revolucionário que prescindiram de Menino Jesus, emissões de rádio, festivais de música de bandas, animação no verão, sala de leitura de imprensa. Eram vistos todos os jornais de esquerda: do Avante, por diante.

Chorou quando soube do seu destino. Longe.

Não se arrepende de nada e agradece os dias de brasa.

Unia-lhes o fresco amor telúrico à terra. Achavam que podiam fazer a Ribeira Grande num só dia acabando por faze-la todos os dias. Foi cadinho de cidadania. Juntou o lado lunar e solar da cidadania.

Onde estarão hoje, 40 anos depois, estes dez, mais aquela centena? Estão aqui mesmo fazendo de nós melhores do que o tempo incerto da nossa ingratidão daqui porque ‘não há machado que corte a raiz ao pensamento/Porque é livre como o vento (...).’

Mário Moura

13 de Março de 2014

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 13/03/2014
Código do texto: T4727184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.