o tucumã de cada dia

Metade da população de Manaus não nasceu aqui. A Zona Franca trouxe gente de todo lugar desse Brasil e do mundo. Passamos de um pouco mais de 500 mil habitantes para 2 milhões em apenas 4 décadas. Inchamos sem planejamento, sem Plano Diretor, sem infra estrutura e principalmente sem vontade política, porque certamente não é por falta de dinheiro que esta cidade não tem tudo isso. Temos um dos maiores PIBs do país, poderíamos ser uma Tel Aviv no meio da floresta, ou quem sabe uma Paris dos trópicos, como querem alguns saudosistas do tempo áureo da borracha. Dizem que naquela época se rasgava dinheiro por aqui, acho que ainda rasgam.

A verdade de muitos de nós é que amamos Manaus, essa cidade quente pra Kawaca, sem calçadas porque os prefeitos acham que pedestre não existe ou que aqui todo mundo tem carro e ninguém precisa andar nestes ônibus velhos caindo aos pedaços e nem entrar nos terminais cheios de buracos ou enfrentar o trânsito caótico das nossas ruas estreitas. Amamos essa cidade onde só não trabalha quem não quer, às margens do mais belo rio do mundo, temos peixe para alimentar o planeta e são os mais deliciosos, onde pagamos um absurdo pela farinha do Uarini só pra não termos crises de abstinência e adoramos descascar e comer esse fruto selvagem chamado tucumã. Acho mesmo é que esse nosso amor precisa ser prático, crítico, precisa aprender a exigir direitos, a votar direito e cumprir deveres de cidadão. É isso!

( texto publicado no facebook em resposta a um vídeo que causou comoção na cidade )

o link do vídeo: http://youtu.be/PrAlwwStwQo (mulheres na TPM comem no Habib's)

inalda lima
Enviado por inalda lima em 24/03/2014
Código do texto: T4741294
Classificação de conteúdo: seguro