O DIÂMETRO DO ESGOTO
 
 
Não tem uma semana sequer que não se encontre nos jornais uma notícia de fraude, furto, desvio, ou qualquer outro adjetivo que seja para denominar alguém que meteu a mão no dinheiro público. Toda semana tem e não precisa procurar muito, basta acessar os sites dos veículos de comunicação que se acha. Se procurar no Google então aí a coisa pega, seu PC corre o risco de travar de tantos fatos que aparecerão. Já faz tanto tempo que isso virou rotina que os brasileiros se acostumaram, diga-se de passagem, isso é ruim, porque se torna uma coisa comum e o que é comum nem é notado. Mas então o que fazer para não deixarmos isso acontecer?
 
Costumo dizer que ladrão sempre existirá, está enraizado no ser humano, basta dar “sopa” que você perde um bem que foi dureza conseguir, esse tipo de furto, roubo, suportável por todos nós é comum e assim vão perdurar por longos e talvez eternos anos, mas o desvio de milhões ou bilhões é que a coisa pega, porque normalmente esse dinheiro resolveria a vida de muita gente que precisa receber as benesses do governo, receber aquilo para o qual o governo foi constituído, esse é o modelo de sociedade que vivemos, precisamos pagar os impostos e alguém investido pela via política administra o que pagamos, devolvendo tudo em forma de escolas, moradia, segurança etc. mas quando desviam o dinheiro nada disso teremos.
 
Eu particularmente não acredito em sigla partidária, partido político, costumo dizer que os nomes podem ser diferentes, mas os lobos são os mesmos. Digo mais, são capazes de devorar uns aos outros, pelo quê? Poder! Quem o tem, têm às chaves do cofre, qual cofre? O cofre do povo, que não tem fundo, é uma fonte inesgotável, porque enquanto tiver sociedade todos terão que pagar os impostos, que vão para onde? Boa parte para os cofres particulares, de pessoas sem escrúpulos que para enriquecerem não temem nem a polícia que se neles chegarem dão um jeito de desqualificá-los, tiram-lhes o poder de polícia e se duvidarem arrumam um jeito de exonerá-los do cargo, pode acreditar, são capazes de tudo.
 
Por fim, fazendo mea culpa sou um dos responsáveis por tudo isso que acontece, sou culpado pelos mensaleiros, pelos sanguessugas, pelo enriquecimento de políticos que nada tinham e agora ostentam uma riqueza sem igual, sou também responsável pelos corruptos que estão soltos, pelos que ainda vão cometer os desvios, porque o diâmetro do esgoto só aumenta, e eu fico aqui parado vendo tudo e não fazendo nada, e quando chegar o dia das eleições eu irei lá na urna da minha seção e novamente farei tudo errado, vou votar, acreditando novamente que serão diferentes, mas durante os próximos anos, o diâmetro do esgoto ficará bem maior.