De geração em geração

O Saudosismo vai saindo de cena enquanto os refletores iluminam a realidade. Uma constatação, não uma opinião: Enquanto o homem mais se afasta de Deus e age segundo sua própria razão, mais ele se descaracteriza como Criatura central da Criação. Depois que havia criado o Paraíso repleto de maravilhas, Deus assentou o homem e a mulher para “juntos” dominarem, administrarem e manterem a beleza e a produtividade da obra criada. Assim aconteceu por muitos e muitos séculos, aos trancos e barrancos, pois a história mostra que enquanto a humanidade obedecia a Deus era feliz e próspera, mas na rebeldia sofriam (pausa para reflexão do Milagre da Pesca (João 21). Estar junto a Deus não é apenas através de um rito ou cerimônia, é preciso entender definitivamente que Deus é a VERDADE única e absoluta; não estando Nele, tudo fica relativizado e a MENTIRA vira em “ponto de vista”. Conservar e praticar a idéia de um Criador amável e poderoso que sempre deseja estar junto à sua Criação, amando-a e conduzindo-a simbolicamente como um Pastor de Ovelhas que conduz seu rebanho (pausa para reflexão do Salmo 22/23). Em outras palavras é agir como uma ovelha por saber de sua frágil condição, se deixa conduzir pela voz do seu Pastor. Quem nasceu ovelha não pode viver como cabrito, não se pode agir contra a própria natureza.

Minha geração viu o homem pisar na Lua, ouviu a música dos Beatles, presenciou movimentos importantes como “Jovem Guarda”; “Tropicália”; “Diretas Já”, entre tantos. Minha geração conservou a Tradição familiar e a Moral; o respeito às instituições. Em minha juventude todas as estatísticas apresentavam números aceitáveis. Entretanto, me pergunto: Estamos velhos demais? Hoje esta geração observa a “Globalização” – por um lado encurtando distâncias, por outro, provocando mudança rápida e perigosa em todos os segmentos: pessoas que rejeitam sua cor, seu sexo, seu casamento, até seus pais. Jovens descambando para a violência - “funkeiros’- tudo isso com muita publicidade . Vemos os ricos cada vez mais ricos e os pobres mais ignorantes, sem educação e muito menos cultura. Pessoas que se perdem nas drogas porque não se encontram em si mesmas: não é uma questão de classe social. Governos que não governam gente, mas a interesses particulares de minorias. Vivemos num país de políticos imediatistas sem políticas públicas. “Nossos ídolos já não são os mesmos”, porque se perderam com o mundo, tornando-se exemplo que não deve ser imitado. A Igreja continua apontando para o Céu e nos mostrando o caminho, difícil, mas eternamente feliz. É bom saber que Nosso Deus é amor, sempre “pra frente”. Moderno é segui-lo em meio a este mundo velho, ultrapassado e descontrolado com seus modelos decadentes. Vamos mudar esta situação? Comecemos ouvindo Santo Agostinho: “Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos". Com o Senhor Jesus tudo se faz novo!

James Assaf
Enviado por James Assaf em 26/03/2014
Reeditado em 26/03/2014
Código do texto: T4744326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.