Música Sertaneja.

Sou eclético musicalmente, gosto da música que alegra o meu sentido auditivo. Sei definir o que é música boa e a ruim, dentro do meu conceito de apreciação. Gosto também de serestas, o que comentarei noutra oportunidade. Não importa que seja música clássica, popular, brega, breganeja ou universitária. Mas sou centrado na música de raízes. Ouvir música falando de carro de boi, tropa e campinas é o ápice da minha emoção.

Em se tratando do viés sertanejo a chamada música caipira lindamente defendida por Inezita Barroso, me emociono muito, passei a infância e adolescência ouvindo esse belo gênero musical. Quantas vezes ouvi minha falecida mãe cantarolando Tristeza do Jeca, Cabocla Tereza e outras de igual naipe.

Os poetas sertanejos contribuíram muito com a cultura e educação no campo. “Couro de Boi.” de Teddy Vieira, uma música do filho que expulsa de casa seu pai na velhice, por causa da intolerância da esposa.

“Milagre do Ladrão.” para incentivar a fé e a conversão do pecador. Composição de Leo Canhoto.

“ A caneta e a enxada.” para rebater a arrogância do homem da cidade sobre o homem do campo. Autor; Capitão Barduino.

“ Rei do Café” fala-se sobre ostentação de riqueza. Uma amostra de que as aparências enganam. Autor; Teddy Vieira.

“ Cabocla Tereza.” Sobre infidelidade conjugal e suas consequências drásticas . Autor; João Pacífico..

“Tristeza do Jeca.” Um clássico da música caipira gravada por diversos cantores. Fala sobre a vida difícil do caipira, mas minimizada pelo som da viola, o luar e o canto do sabiá.Autor: Angelino de Oliveira.

“Recordação.” Narra a volta a terra onde uma pessoa nasceu e cresceu. Lembra os pais e amigos que ali não existe mais. Campinas, lagoas e regatos, tudo revivido com saudades e emoções. Autor. Capitão Furtado.

Os dramas e comédias são representados nas mais belas toadas, vividas no braço de uma viola.

Lair Estanislau Alves.