SEM INSPIRAÇÃO

O que fazer, ou o que escrever quando não se tem inspiração?

Creio que nada, não é mesmo? Mas imaginem o que os ‘fracos em talentos’, mas ‘bons em indicações’ precisam fazer quando necessariamente precisam entregar textos – e ainda mais quando se trata de jornal? Jornal é tudo meio controlado quanto ao horário.

Já que estou sem inspiração para escrever sobre algo mais criativo, pensei nesse assunto: ‘estou sem inspiração, vou escrever sobre o quê?’ – exatamente! Vou escrever sobre a falta de inspiração.

Veio-me à mente ‘os enormes problemas’ que as pessoas encontram quando precisam escrever e não têm assunto. Eu já passei por isso – já trabalhei em jornais, e você olhando para o relógio, os ponteiros escorregando velozmente – e nada de assunto. Certa vez escrevi sobre o nada. E ficou tão interessante que o ‘nada’ passou a ser o ‘tudo’.

A inspiração pode ser qualquer coisa, desde um simples ‘gato preto’ que passa a sua frente, ou uma ‘lady’ que cruza o seu caminho, ou um ‘amigo’ que entra na Redação xingando! Uma paisagem. Recordações! Sei lá o que mais, mas há horas que nem isso acontece! E você ali sentado frente ao computador, seus dedos grudados sobre o teclado, mas sem ação. O que fazer?

Nada. Nada vezes nada. Lembro que alguns colegas davam tapas no computador – sem resultados; ou ainda: “Vou lá fora tomar um ar...” Certa vez trabalhei numa Redação de jornal que ficava perto da pracinha da matriz e um colega meu – sem inspiração no momento, disse-me: “Se procurarem por mim diga que fui na igreja, mas é rapidinho.” Entendi perfeitamente e olhei para o relógio colocado sobre nossas cabeças – final de missa. E ele a buscar inspiração... Em quem será, hein?

Então, leitor – meus onze ou doze leitores – você pode ser um ‘inspirador’ – e nós que gostamos de escrever sabemos muito bem aproveitar isso, ou seja, de um simples comentário tiramos, às vezes, bons assuntos para futuros textos. Já que não estou com inspiração, vou fazendo ponto aqui.

03/05/2007

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 04/05/2007
Código do texto: T475118