O PAÍS PASSA VERGONHA NA MATEMÁTICA...
O País, vergonhosamente, ocupa o 38º. lugar de 44 países do mundo em Matemática...Não acho estranho isso!!!
Essa notícia faz me lembrar da época em que fazia o Grupo Escolar “Major Prado”, em Jaú... A história é verdadeira e não vim ao recanto para mentir e contar lorotas.
O fato é triste,ficou marcante e até hoje,apesar de ter ocorrido há muito tempo ainda tenho isso na minha cabeça. A gente armazena lixo também na memória.O computador é melhor,pois “deleta”...A gente não consegue!!
Fui vitima e sou sequelado- ainda criança,no primário- por professora solteira,mal amada,neurótica e que não pertence mais no reino ou império dos vivos. Acho que foi até bom. Já morreu. A natureza deu conta do recado.Enfim,tudo termina mesmo...Um dia também vou embora. Não tenho nenhuma mágoa, mas a lembrança de sua incapacidade e de impaciência como pedagoga foi para o “beleléu”... Meus pais,na época souberam disso e nada fizeram.Ignoraram,sua truculência! Intolerância no ensino contra inocentes...
Não merecia. Hoje, o que fez essa “professora” daria BO.
O diretor do Grupo Escolar chamava – Stanislau. Até hoje evito quem tem esse nome hoje.Trauma,pura trauma... O diretor,naquela época,por qualquer pouca coisa,chutava o aluno nas traseiras e ninguém reclamava.Doía.. Falam hoje em tanta violência contra isso e aquilo e nada ficou registrado no meu tempo...Só marcou a minha memória que não apaga jamais.Vou levar comigo todo esse lixo.
O mundo era assim, naquela época!Década de 50. Não havia Conselho Tutelar, não havia especialização em pedagogia infantil, aluno não era gente,não se ligava para uma criança aprendiz como eu que –embora ficava no fundo da classe- não fazia bagunça nenhuma...Era somente distraído.Nada mais. Ser “distraído” era esse meu crime,minha infração! Hoje, os psicólogos e pedagogos dão um nome para isso. Não é doença não...
Estava no terceiro ano, e o dia era aula de matemática...
A tirana colocou algumas contas básicas na lousa e me chamou para resolvê-las.Tudo dentro dos conformes.
Não deu outra: não acertei...algumas.
Com a “gentileza” que tinha ela esfregou meu rosto na lousa,de forma a causar em mim,internamente, autêntica indignação...Era só uma criança!!!
Mandou-me sentar,na carteira...com direito a esculhambação!
Aceitei,porque não havia outro modo de me comportar...Meus pais,nada se opunham quanto aos meus pedidos... Era simplesmente, um nada...na altura do campeonato. Aluno era para aprender.Assim pensavam...
Até hoje odeio a matemática por causa dessa infeliz,mal amada e solteira juramentada, que morreu sem sequer ser,certamente, deflorada...Morreu virgem,mas com outros “pecados” na vida...embora, nada sabia de sua vida em particular! Tudo indica que seria “pura” só no corpo, não na alma...Uma déspota não esclarecida!
Já fora do Grupo Escolar,estudando no Colégio São Norberto,(ginásio,daquela época), passando na rua, ao vê-la, mudei de calçada...Na rua não havia ninguém! Aí, ela me chamou- com ar de “professora” ainda- para saber porquê havia mudado de calçada,eis que não havia nenhuma razão aparente para isso.
Aí,então, criei coragem e desabafei:
“Mudei de calçada porque não gosto da senhora....Não vou com sua cara...”
Ela, nada respondeu... Acho que entendeu o que quis dizer... e certamente,lembrou do que fez comigo:
Nada falou, nem retrucou...Engoliu o “sapo”!
Nunca mais a vi. Nem,o diretor, o Stanislau... nem “a pau”. Dois déspotas do ensino primário...de Jaú,minha Terra natal.