"O PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO": Já dizia meu velho pai.

Quarta-Feira, 2 de Abril de 2014

"O PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO": Dizia meu velho pai.

A propósito do artigo anterior, é bom esclarecer algumas coisas. E a primeira delas tem a ver com a forma de governo que um país adote para ser gerido em suas premissas.

Sabe-se muito bem que existem várias delas: República, Reinado, Ditadura, dentre outras. E muita gente fala em Democracia. Isto porque esse termo quer dizer: A soberania do país é exercida pelo povo. Pelo menos em termos teóricos. Isto porque o que acontece em nosso país, o Brasil, o que se está vendo por aí é parte de, pelo menos, duas ditaduras: A do poder econômico, onde os poderosos financeiramente fazem o que querem e escapam das leis de forma acintosa; e a Ditadura Política, onde o partido que está aí no poder age de todas as formas possíveis para incrementar e por em vigor suas teses. Mesmo a um preço muito alto pago pela população brasileira.

Os escândalos nesta gestão já extrapolaram todos os limites. E seus comprometimentos com a irregularidade já passou da conta. O exemplo maior está no tal de "Mensalão", onde muitos dos políticos pertencentes ao Partido dos Trabalhadores foram condenados e estão cumprindo pena em várias penitenciárias brasileiras.

E nesses últimos dias está rolando o caso envolvendo a Petrobrás e uma refinaria por ela adquirida em Pasadena, nos Estados Unidos. A ponto de no Congresso Nacional os políticos da direita e da esquerda estarem se digladiando para formarem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apuração desses fatos.

Um outro aspecto muito conhecido são as mumunhas e maracutaias políticas que o Governo apronta. Faz acordo até com o diabo, quando uma situação assim requer. E para alcançar seus objetivos, aliou-se até com seus contraditores (ou contraditados) passados. Gente como Sarney, Collor e outros mais.

Mas voltando ao primeiro parágrafo desse texto, é necessário ressaltar-se que o que houve no Brasil nos anos 60 do século passado, não pode ser desvirtuado assim de forma absurda. Se houve excessos por parte dos militares, também o houve por parte dos revoltosos. Estes agiram tão mal quanto aqueles. E que para haver justiça plena nesse episódio, tem que se punir os malfeitores de ambos os lados.

A história desses tempos nos mostra que os que se classificam como guerrilheiros naquela época, a maioria deles era, sim, verdadeiros bandidos. Isto porque sequestravam, assaltavam bancos e faziam mil estrepulias pela vida afora. Isto sem contar que mataram muita gente, também.

E isto não pode ficar impune para o resto da vida. O que se deve fazer é agir com justiça. Doa a quem doer.

*Em tempo: O autor do texto acima nunca foi, não é e nem será militar. Tampouco tem histórico de militarismo em sua família.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/04/2014
Código do texto: T4753160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.