Tarja Preta

Oi Gente

Vendo teve, me deparei com a reportagem de um filme, adaptado do livro de Frei Beto, Batismo de Sangue. A trama se passa, em sua maioria, na cidade de São Paulo e conta a relação dos padres dominicanos com a política; as traquinagens dos freis rebeldes e as respostadas dadas pela lei e pela ordem política e social da época, o DOPS. Interessante que um profissional, vindo do México, se não me engano, foi contratado pra treinar as cenas de ‘efeito violento’. Pelo making off mostrado, o filme dirigido por Helvécio Ratton e estrelado por Caio Blat (Frei Tito) , Daniel de Oliveira (Frei Beto) e mais uma impressionante atuação de Cássio Gabus Mendes na pele do maldito e famigerado Delegado Fleury.

Não recebi jabá algum pra fazer propaganda e escrever sobre esse lançamento; alias, mais um entre os muitos títulos que tem, nos últimos anos, engrandecido nosso pais no cenário cinematográfico. E acho importante que esse tipo de filme exista sempre, assim como existem sobre a guerra Estados Unidos/Vietman; sobre a Guerra Fria dos anos oitenta; sobre a resistência heróica do delicioso 007. Possivelmente, vamos ver alguma coisa sobre Estados Unidos/Iraque, da mesma forma que foram reproduzidos pra telona muitos dos grandes dramas sofridos pelos que estiveram na Segunda Grande Guerra. Coisas sobre a Revolução dos Cravos, Revolução Francesa, a fome na África; sobre o Comunismo, enquanto teoria e pratica na Rússia. Os noticiários nos trazem, quase todos os dias, o boletim das mortes e possíveis aleijões produzidos entre palestinos e israelenses la longe e; aqui mais pertinho, outra lista de frutos suculentos feitos na queda de braço disputada entre os bandidos e a policia.

Voltando ao Batismo, um dado interessante foi à motivação documentada do suicídio praticado por Frei Tito no exílio: ele se mata, acreditando que assim estaria resistindo a todo o significado de sua própria historia, dando a ela uma razão diferente da que desejavam seus algozes. De qualquer forma, pra quem ainda duvida ou ainda não pensou no assunto, são cenas em que se pode constatar, sem sombra de duvidas, que a maldade machuca, destrói, corrói, aleija e alija ativos e passivos.Em qualquer cenário ou língua.

Ah, já ia me esquecendo: o filme e feito quase todo em preto e branco!

Inte!

Divarrah