A PILULA AZUL E A TRAGÉDIA DO HOMEM
O homem ainda não se deu conta que depois de uma certa idade,ele,inexoravelmente vai ao declínio,física e mentalmente.A natureza dá sinais disso!Cada um desce essa escada da vida conforme seu jeito,sua genética e o momento presente.Não tem como escapar.
As televisões nada disseram sobre a “causa mortis” do grande e inesquecível ator e diretor José Wilker...Mas,alguns  que ouvem emissoras  da vida, essas que exploram tudo sobre celebridades e pessoas que se tornam “públicas”, irresponsavelmente, deram a entender que a “causa mortis”-além do enfarte,teria sido algo mais...quanto ao nosso notável ator cearense de Juazeiro,onde viveu o padre Cícero...Aquele padre que o povo elegeu santo e a Igreja até hoje está “em cima do muro”,em razão de seu passado político e rebelde...Foi, na época, afastado por superiores por rebeldias...A Igreja,não o “engole”,com todo sabor! Fica tudo como está e pronto! Tem o padre Cícero até um enorme monumento à sua memória.O povo, anualmente, do País inteiro vai rezar lá e diz até que faz milagres...Tem IBOPE imenso. Não tendo jeito,houve,pois,uma coexistência pacífica entre o que foi o padre Cícero do povo e a Santa Madre Igreja. Nunca estive lá,em Juazeiro.Acho que nunca irei para lá. É longe!
A igreja aí contraria o velho ditado = A “voz do povo é a voz de Deus”. Padre Cícero ganha de dez a zero dos santos,ultimamente beatificados.Mas isso nada importa para a história!Não é agora que se vai entrar em questões religiosas de beatificações e santos,políticas religiosas e Santa Sé...Coisa e tal.
Segundo  informaram algumas emissoras no Rio de Janeiro, –estava José Wilker com a namorada,- não se sabe de nada ao certo se havia ou na tomado  pílulas azuis que se conhecem por aí e se seria mesmo para melhorar o desempenho. Se tomou alguns goles de bebida alcoólica para carregar as baterias...Tinha 67/69 anos!!Digo assim,pois,as informações foram desencontradas.Não importa! Nada abalará seu talento! Afinal,tudo isso,é de foro íntimo.Tudo isso não importa agora. “Verbis volent”...
A verdade é que o homem, com o passar do tempo, deve ficar atento pelo  andar da carruagem da vida. Pílulas ou remédios salvam,mas também matam!
Nada sei sobre o caso dele em particular...mas o fato é para pensar.
 
Deu no que deu. O País amanheceu com uma notícia triste!  José Wilker havia falecido! A “causa mortis” – um fulminante enfarte.Comoção nacional.José Wilker nunca deu escândalo...nunca apareceu por aparecer nesse espetáculo cruel das revistas mundanas plenas de mediocridades.Era afinal um gênio com ar melancólico.
Ora,convenhamos, um corpo com 67/69 anos não é de 20 e, portanto já se encontra em condições de se ter alguma cautela para o uso dos comprimidos azuis- esses chamados de salvadores da pátria...Isso “ad argumentandum tantum”, como se diz em Direito.Até mesmo para ter infindáveis compromissos profissionais que a profissão exige-se comedimento... Ser artista neste País é mesmo que carregar pedras,para alguns...Não falo de canastrões,que vendem adoidados musicas banais periféricas e conseguem “status” de rei ou majestade,sem sequer ter talento.Enganam anos e anos. A mídia é que promove. E, temos que agüentar aqui ,figuras patéticas,nesse mundo artístico,onde o valor pessoal, entanda-se talento,deixa a desejar.São os gigolôs das platéias burras e das bandas barulhentas...Festivais de milhares de fãs e fanáticos... Os lepo lepo da vida surgem como novidade...Até fazem sucesso.                                                                                                                Temos,entretanto, uma sociedade estratificada,(gente de todo tipo), mal formada,mal educada e ainda doente. Por outro,até os jovens/moços, hoje de 20/30 anos, que usam e abusam das noitadas da vida,com energéticos e álcool,tudo,para suportar um entretenimento de shows e noitadas, a dar com pau.Eles informam que não agüentam,às vezes essa parada! Essa difusão tresloucada de energético - no meio social- é criminosa,pois,misturam com outras bebidas nada inocentes...Ficam doidos!!! As pílulas azuis também dominam o mercado dos jovens já antecipadamente broxados pela vida. São vilões e vítimas. São bandidos e mocinhos.Estão velhos antes do tempo.Afora isso, o tóxico corre solto,adoidado entre os inescrupulosos e desatinados. Serão um dia...pai de família?? Certamente,serão os dos piores.Melhor não serem...
Não formamos rigorosamente cientistas e grandes descobridores em Universidades falidas e ou desprezadas.Poucos talentos se revelam gênios e competentes no meio acadêmico e social. A educação familiar é descuidada e aquela formação chamada “das primeiras letras” –ambas- deixam a desejar. Estamos criando energúmenos. Sem cultura e sem educação. Qual será o Norte desta nação?? Os índices mundiais nos condenam vergonhosamente,na corrida civilizatória do conhecimento e formação,desde as primeiras letras. Há bem anos atrás, cheguei a ficar em segunda-época,por 0,25 pontos em matérias banais do ensino básico...Hoje, todo mundo passa de ano compulsòriamente,mesmo contra à vontade.Passa porque precisa passar... O governo quer alimentar estatísticas para o Exterior ver... Absurdo!
A sociedade- (especialmente as classes alta e média,com exceções) – que freqüenta  locais de “entretenimento” é de uma espécie gente realmente perdida,sem educação,sem horizonte, sem conteúdo e nenhuma emoção, não se chega a nada.Não se espera nada.Piedade só o que resta! Não se chega numa Faculdade,nem se tira um diploma ,com brilhantismo ou decência. É só pura diversão...Tudo é fantasia...Entretenimento.Os pais-omissos ou cansados- já “lavaram as mãos”,pela maioridade perdida de alguns filhos. É isso que se oferece aos jovens/moços.Nada.  Eles assim aproveitam como podem.Até o sol raiar. Gastam adoidados. Ou não gastam, mas aporrinham bem. Quando não, criminalizam,pois, saindo  turbinados e com álcool na cabeça tudo pode acontecer... A chamada “Lei Sêca” que, no fundo é boa,  a polícia não dá conta de tantas boates,orgias, festas,  “masturbações” e loucuras urbanas e suburbanas das metrópoles...Funkeiros e popozudas ganham notoriedade. Nada se tem de bom para dar a eles também! Dá-se programação televisiva de BBB que é um zoológico humano,com direito à vitrine escancarada ao público.Ao vivo e a cores.Depois  entrevistas e prêmios.A seguir,o convite inexorável de aparecer nu ou nua, em revista mundana. Tem quem goste.O público é voraz,curioso. Paga para ver. Beleza pura é isso aqui!!A ignorância domina a inteligência!
A aberração do particular ao grande público em “voyeuirismo” televisivo.
Não estou falando do caso de José Wilker,o talentoso ator cearense  que nos deixou.Era de origem humilde e trabalhador.Lutava com a vida...Era competente no que tudo fazia.Quando chegou ao Rio de Janeiro, no início da carreira,dormia num ônibus abandonado...Foi um vitorioso. O sertanejo antes de tudo é um forte, segundo Euclides da Cunha,em, Os Sertões.
Hoje o homem moderno morre assim: -  Fica entediado porque a primeira azul não funcionou...Toma a segunda,que também nada resolve. Aí, pega um copo e toma algo alcoólico para ficar encorajado,diante da mulher/namorada e da bela “femina”. Quem não ficaria? (E Deus criou a mulher...).Aí resolve tomar mais uma azul para resolver sua angustia e incapacidade,no limiar dos 70 anos...O coração- que antigamente era chamado,  o “elo do amor”...  A rigor a Ciência diz que não o é.Não adianta advertências.O vibrante chiou.Não agüentou! O cérebro –a rigor- é que levanta a “barraca”. E, não o coração.                                                 Coitado do homem,velho guerreiro,que precisa hoje sobreviver na modernidade.O coração, órgão pulsante,  já tinha batido demais...Estava cansado!Muito embora, a bela mulher/namorada e parceira mereceria tudo do bom e do melhor...
Não deu!
Sem juízo,perdemos  para o cigarro,para os energéticos criminosos e pelas pílulas azuis...misturados,traiçoeiramente, com álcool,nas noites e nas madrugadas.
A sociedade ignora fatos e evidências...A vida continua.A morte ronda o espetáculo.Um coquetel fatal,numa sociedade moderna e doente,sedenta de prazer e emoções.
Não dá outra...Enfarte! A natureza não faz milagres.Nem o padre Cícero de Juazeiro do Norte.Nem mesmo um milagreiro resolve o que está por aí.