Tábata e Tatau

Tábata tinha 3 anos e não entendia porque seu irmão mais velho havia perdidos os cabelos.

- Ele tá dodói Tábata. - Dizia a mãe

Mas a mãe não conseguia sair dessa frase, enchia os olhos de lágrimas e saia de perto da pequena pra não vê-la chorar. O pai era a mesma coisa, só que ele ainda conseguia chorar na frente da menina deixando-a mais confusa. Só a avó dias depois conseguiu explicar cheia de paciência o que estava acontecendo.

- Tábata, o Henriquinho toma um remédio muito forte e por isso o cabelo dele caiu. Por isso também que ele fica muito no hospital, ele fica fraquinho, fraquinho e tem que ficar quietinho, deitado pra se recuperar e ficar forte. Entendeu?

A menina sacudiu a cabeça afirmando. Mas ela estava cheia de perguntas.

- Por que ele não toma o remédio aqui em casa? É porque o cabelo dele vai sujar o chão? Por que ele não deita na cama dele e fica forte lá? Por que remédio é forte e faz ele ficar fraco?

E avó com muita paciência tentava explicar tudo da melhor maneira possível. Tábata entendia mas não parava de perguntar.

- Porque a mamãe responde as coisas e corre ? Porque o papai chora tanto?

- Querida eles estão assim porque amam o seu irmão.

- Quando a gente ama tem que chorar? Eu amo o Henrique mas eu não choro. Só queria ele aqui. Tenho que chorar igual o papai porque eu amo o Henrique é?

- Não meu bem, eles choram porque tem medo do Henrique não melhorar... Ou do tratamento demorar...

- Ah... Quero o Henrique bem vovó. Ele volta quando? Que dia posso ir lá?

As perguntas não paravam. E a avó com uma paciência de Jó tentava acalmar a menina. Depois de ter toda curiosidade saciada a avó disse pra Tábata conversar com o Papai do Céu que só ele poderia resolver as coisas. A menininha entrou pro seu quarto e começou a brincar enquanto a avó arrumava as coisas da casa. Mas o silêncio de Tábata preocupou a avó... Ele foi chegando de mansinho perto do quarto da menina q e ouvia ela conversar.

- ... E vai ficar lindo! Você é lindo assim...

A avó se aproximou e viu a menina cortando todo o pelo de seu urso de pelúcia e conversando com ele.

- Você vai ficar careca igual o Henrique viu Tatau? Porque eu vou mandar você pra ele... Ai ele não vai achar ruim de te ver porque você tinha muito cabelo. Aí Tatau quando você voltar eu vou te dar um cabelo novo também, mas vou guardar esse aqui do chão...

A avó chorava ao ouvir a menina conversar e continuou escondida ouvindo Tábata.

-... E Tatau, eu pensava que a mamãe e o papai choravam porque eles achavam que o Henrique ficou feio careca. Mas gente careca é bonita... Parece bebê, eu acho bebê bonito. Acho que o Papai do Céu quis que o Henrique parecesse bebê porque ele é bonito.

E com o urso todo estragado Tábata continuava a falar.

- Tatau agora você tá careca igual o Henrique. E eu te amo mais ainda. Só que não vou chorar viu... Vovó disse que não precisa chorar pra amar. Mas eu te amo porque você agora parece com meu irmão...