O melhor da essência humana...


 
                                                                     "A Sabedoria Humana é o quanto o
                             homem pode saber sobre o próprio homem.
Sócrates busca responder a questão de qual é o ser,
a natureza última, a essência do homem.
Ao que responde: o homem é a sua alma, e a alma
do homem é a sua razão. A alma do homem é
a sua consciência. A alma é o que dá ao homem
a sua personalidade intelectual e moral."

 


Refletindo a respeito, percebo que o melhor da essência humana revela-se em requintes de encantamento... 
Encanta-me pensar na delicadeza de pequenos gestos nas coisas simples do codiano... na demonstração de afeto, de atenção e de cuidado de uns para com os outros...

Encanta-me perceber a evolução humana em atitudes solidárias de cumplicidade, de amorosidade e de respeito a tudo que diz respeito à vida e, especialmente, à humanidade...
Este encantamento, também vai além da criação e expressão humana através da arte, não, não para por aí... é perceptível a evolução do ser humano em seu ser de cidadania, de civilidade em constante ascenção, seja na corresponsabilidade fraterna entre si, seja na inter-relação respeitosa com o ecossistema...

Encanta-me esse dar-se conta...
Dar-se conta da teia de relações e da corresponsabilidade entre os seres humanos, é dar-se conta da incompletude, da interdependência e da finitude humana...
É dar-se conta da  provisoriedade da vida e da materialidade das coisas, é compreender a fragilidade da vida e, de que aqui, nesse curto espaço de tempo, que a vida nos concede, ninguém é senhor absoluto ou proprietário de nada, quiçá da própria vida...

Todos somos passageiros... apenas por um determinado período, temos acesso a um fragmento, à uma ínfima partícula do universo. Respeitar, cuidar e amar é o mínimo que se pode fazer, para, de maneira simples, cumprir a função de animais racionais, biologicamente sociais e corresponsáveis pelo desenvolvimento sustentável, retribuindo com dignidade este empréstimo solidário que a vida nos faz...

Por outro lado, entristece-me deveras toda vez que a mídia noticia absurdos cometidos por nossos semelhantes. Quando um irmão falha, todos falhamos em nossa humanidade...

Como é possível em nome de crenças ideológicas alguns sobreporem-se a outros, absolutizando verdades e, em nome disso torturar, discriminar, excluir?
Como é possível em nome do amor privar a liberdade, oprimir, subjugar, perdendo a razão ao ponto de assassinar, esquartejar e incinerar outro ser?
Como é possível diariamente pessoas alcoolizadas, assumirem o volante de carros, cometerem assassinatos e permanecerem impunes? 
Como é possível cadáveres de crianças serem armazenados em morgues hospitalares por meses, anos até?

São tantas cenas dantescas de violência e crueldade humana, que diante ao exposto anteriormente, nos questionamos: essa realidade é possível? Sim, é possível...
Então, para onde vai o melhor da essência humana?

Quando o caos se instala, corre-se o risco de uma irracionalidade coletiva...
Talvez até seja compreensível que diante da dor e do sofrimento, num primeiro instante, a reação seja de retribuir da mesma forma... fazendo ressurgir o 'toma-lá-dá-cá', a Lei de Talião e a Pena de Morte como solução, mas... atitudes desta feita, apenas confirmam que o ser humano realmente, é capaz de cometer qualquer atrocidade, o que seria indubitavelmente, um retrocesso no processo civilizatório...  

Sem a pretensão de defender tese alguma, concluo que o ser humano ao agir impulsivamente, perde a regulação emocional deixando-se levar por ímpetos rudimentares e, quando estes vêm à tona, desestabilizam a racionalidade do ser... Haverá uma vacina anti-barbáries, um antígeno contra raivosidades, um unguento ou poção mágica anti-desumanidades ou somos todos suscetíveis a ataques de irracionalidade? Sim, todos somos suscetíveis à perda da razão, resta encontrarmos a forma, de o melhor de si não se perder em meio à circunstâncias mundanas... 

Afora, distúrbios mentais, também sou socrática e acredito que o autoconhecimento pode contribuir para a evolução humana. Nessa lógica, evidencia-se a necessidade urgente, do ato de educar reinventar-se, priorizando a formação do ser. E, para que o melhor da essência humana prevaleça, eduque-se a alma. Certamente, o intelecto, a razão, a personalidade, farão parte do conjunto da obra, eu creio...


 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 15/04/2014
Reeditado em 15/04/2014
Código do texto: T4769616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.