MENTIRA

A mentira deve ser tão velha quanto o mundo, ou melhor, desde que ele começou a ser habitado por seres pensantes. Ou será que ela surgiu ainda no Jardim do Éden, quando a serpente provocou Eva para que comesse o fruto da árvore proibida? A serpente já começou confundindo a mente de Eva, que mentiu para o Adão dizendo que a maçã era boa. Mas a primeira mentira também pode ter ocorrido quando Adão disse a Eva: meu amor, você é a mulher mais bonita do Éden!
Brincadeiras à parte, quando o homem desenvolveu a capacidade de pensar, certamente também desenvolveu a capacidade de "se enganar", contando fatos ou atos que não aconteceram. Talvez por medo de encarar a verdade, por medo de magoar, por se envergonhar de alguma coisa. Provavelmente um ser humano com esse medo teve de recorrer a uma mentira... Isso deve ser antigo! Mas, enfim, uma pequena mentira, por vezes, pode ser apenas um não dizer exatamente a verdade. Como diria Mario Quintana "a mentira é uma verdade que deixou de acontecer". E pequenas mentiras todos nós, uma vez ou outra, já dissemos.
O problema começa quando a mentira é usada para enganar e tirar proveito de situações que envolvem e prejudicam outras pessoas. Aquelas mentiras que não têm nada a ver com o 1º de abril, porque essas são ingênuas. Perigosas são as que surgem, aos borbotões, tentando tapar o sol com a peneira e vedar os olhos do povo. Em efeito dominó, como na atual situação política e social do Brasil...
                                                                                                              Giustina
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 22/04/2014
Código do texto: T4778941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.