INTIMIDADES

O ESTILO DE COMUNICAÇÃO LITERÁRIO QUE CULTIVO É O DE NARRAR EXPERIÊNCIAS, INTIMIDADES, AVENTURAS, EVENTOS OU PENSAMENTOS, NA CONVICÇÃO DE QUE TODOS TEMOS AFINIDADES, HISTÓRIAS DE VIDA, ASPIRAÇÕES, FRUSTRAÇÕES OU DESEJOS QUE DE ALGUM MODO SE ASSEMELHAM. CLARO, É CATARSE, MAS IGUALMENTE UM CONVITE AO COMPATILHAMENTO, FUNDAMENTAL À VIDA GREGÁRIA.

ESTAVA ONTEM MESMO A CONTAR A MEU ENTEADO O QUE PENSAVA SOBRE TRABALHO E FUTURO ENTRE OS MEUS 13 E 17 ANOS. QUERIA SER DETETIVE PARTICULAR E CHEGUEI A TENTAR INSCREVER-ME NUM CURSO POR CORRESPONDÊNCIA, MAS ERA MENOR E MEU PAI NÃO QUIS COMPARECER COM OS PILAS. DEPOIS, DESEJEI INSCREVER-ME NA MARINHA, ESPECIALMENTE POR QUE PROPICIAVA UMA VOLTA AO MUNDO DE NAVIO POR SEIS MESES. POR INCRÍVEL QUE ME PAREÇA HOJE, PENSEI, MAIS TARDE, EM INGRESSAR NUM SEMINÁRIO, POIS ACHAVA UM MEIO ADEQUADO PARA APROFUNDAR-ME EM FILOSOFIA E PARA APRENDER LATIM E GREGO, MAS FOI UMA LIGEIRA FANTASIA, QUE NÃO RESISTIU AOS EMBALOS DE SÁBADOS À NOITE. A VIDA ME MOSTROU QUE FILOSOFIA, LATIM E GREGO TINHAM POUCO A VER COMIGO. POR VOLTA DOS QUINZE ANOS, PRECISANDO SEMPRE DE UMA GRANINHA A MAIS, MEU AVÔ, REPRESENTANTE COMERCIAL DO LANIFÍCIO INGLÊS, DO CONDE GASPARIAN, DE SÃO PAULO, RESOLVEU COLOCAR-ME COMO SEU AUXILIAR. TINHA ATÉ CARTÃO DE VISITA COMO ‘AUXILIAR DE REPRESENTANTE COMERCIAL’, FUNÇÃO QUE NÃO DUROU MAIS DO QUE UNS TRÊS MESES, MAS QUE FOI INTERESSANTE E ME ENGORDOU A EXÍGUA MESADA. ESTE TRABALHO METEÓRICO FOI TALVEZ A INSPIRAÇÃO PARA ATUAR CLANDESTINAMENTE COMO AUXILIAR DE COZINHA EM PARIS, POR UNS 15 DIAS, EM 1967 E, DEPOIS, COMO ‘PROFESSOR’ DE CULTURA E CIVILIZAÇÃO BRASILEIRAS, TAMBÉM EM PARIS, POR UNS DOIS MESES, PARA COMER, DORMIR NUMA PENSÃO RAZOÁVEL E CURTIR A NOITE.

JAMAIS ME PASSOU PELA CABEÇA QUE ME CASARIA DUAS VEZES, QUE DEVERIA RECOMEÇAR A VIDA AOS CINQUENTA ANOS, QUE ESTARIA NA ATIVA ATÉ OS 67. ALIÁS, AOS VINTE ANOS, NEM ACREDITAVA MUITO EM CHEGAR AOS 60 ANOS E CREIO QUE SÓ PENSAVA MESMO ERA NO DIA SEGUINTE. FICO HOJE DE CERTO MODO IMPRESSIONADO COMO MUDEI VÁRIAS VEZES DE ATIVIDADE E OCUPAÇÃO, PEDINDO DEMISSÃO DE BONS EMPREGOS E RENUNCIANDO A CARGOS E FUNÇÕES, SEM PREOCUPAÇÕES MAIORES. ERAM OUTROS TEMPOS E OUTRA CABEÇA, MAS VALEU.