PASTEL DE NATA COM DENDÊ

VÔ FALÁ AQUI DU AVÔ I DU BISAVÔ. TUGA EXCÊNTRICO QUI VEI LÁ DOS MONDIM DOS BASTO, MINHOTOS DU NORDESTE DU ANTIGO PORTUGAL, LÁ DI BRAGA I GUIMARÃES.

U BISAVÔ NUM GOSTAVA DU VERÃO BAIANO I COMPRÔ CASA NO O´PORTO PRA FICÁ COÇANDO SACO, ENQUANTO AQUI US SOBRINHOS FABRICAVA US FAMOSOS CHARUTOS DA BAHIA, DU RECÔNCAVO, LÁ PRUS LADO DI CACHOEIRA.

ESPAIÔ US FIOS PELO MUNDO. UM FOI PROS STATES, OTRA PARA A FRANÇA. U MEU AVÔ CUM DOZE ANOS DEU COM OS COSTADUS NA ALEMANHA, ONDI ESTUDÔ INTÉ US VINTE I OITO.

FOI PRU BAILE, TOMÔ CHOPP I QUANDO VORTAVA, ÀS DUAS DA MADRUGA FEZ XIXI NA RUA DESERTA COMO FAZIA NAS RUAS DI SALVADÔ, I FOI PRESO PRA APRENDÊ A SER MAIS ALEMÃO. RS.

GOSTAVA DI PATINS NU GELO INTÉ U DIA QUI CAIU NUM BURACO I QUASE MORRE ENREGELADO.

POR LÁ ENRABICHOU-SE PELA DOCE ARIANA SRTA. HELGA I DELA FICÔ NOIVO. MAI FOI QUI FOI QUI NUMA DAS VIAGENS ÀS PARAGENS TUPINIQUINS QUI CONHECEU I INDOIDÔ POR MINHA AVÓ.

TEVE QUI PAGÁ MURTA PELO TEMPO QUI NOIVÔ CUM A ALEMÃ, MAI VEI SIMBORA.

LEVAVA VIDA DI HOMI SÉRIO NA PROFISSÃO QUI TROUXE DAS EUROPAS PRUSSIANAS.

MI LEMBRO INTÉ DU PACATO TEODORO DA DONA FRÔ, CUM A DIFERENÇA QUI VIRAVA PRO LADO DO VADINHO I SUMIA DI CASA POR UNS DIAS QUANDU NO PORTO DI SALVADÔ ANCORAVA UMA NAU DAS ALEMANHAS.

GOSTAVA DI FALÁ ALEMÃO, DUS VINHUS I DO CHOPP, DI DANÇÁ PORKA CUM AQUELAS QUI LHI LEMBRAVAM A DOCE HELGA. QUANDO O NAVIO ZARPAVA ELE SE REASSUMIA TEODORO. RS.