BUSCA DA PAZ

BUSCA DA PAZ

Que é da paz que procuramos cada vez mais? Por que trilhamos assustadores caminhos de violência e guerras perguntando sempre pela paz tão estupidamente ameaçada? Como vivenciá-la? Como instalá-la em nosso meio e em nossos corações?

Sabemos que nada conseguimos na vida sem muita busca, elaboração e esforço. Portanto, precisamos também trabalhar a paz nos corações. Se nos preparamos para a guerra, muito mais havemos de nos esforçar para a estruturação da paz.. Mas como seria trabalhar a paz? Ela só fará rima com a humanização dos seres, a partilha, a justiça social, a fidelidade, o amor ao próximo. Não poderá subsistir nas ilusões de mando e poder, nas desigualdades, nas enganações e descaso. Ela não se coaduna, em parte alguma, com o desamparo social, os preconceitos e o desgoverno.

Estamos inegavelmente sofrendo as consequências funestas da desigualdade de oportunidades que impera há décadas, tolhendo a formação integral dos indivíduos e negando o desdobrar da boa qualidade de vida para todos. Nascemos necessitando aprender a viver – tabula rasa- e vamos imaginar que nosso primeiro choro pode ser um grito que suplica o entendimento da vida, o pedido de alimento e amor compartilhado, oportunidades de vida e igualdade para todos.

Portanto, sem conhecermos o verdadeiro sentido da vida não poderemos ajudar o mundo alcançar a paz. Precisamos saber cumprir as leis de Deus e dos homens. A paz pede leveza de alma e de caráter. E nossa vida tem estado, indiscutivelmente, cada vez mais pesada.

Evane
Enviado por Evane em 28/04/2014
Código do texto: T4786603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.