Karl Marx

Karl Marx, nasceu em 5 de Maio de 1818. Foi contemporâneo de Darwin, Kierkegard, Dostolévsk e Tolstoi .Seu pai era admirador de Lessing, Voltaire e Russeau. Marx admirava Homero e Shakespeare. Noivou secretamente com Jenny, filha do Barão Von Westphalen. Dr Heinch Marx D. Henrielt Marx os pais de Karl Marx.

Um dilema para Marx, houve hegelianismo de direita e de esquerda..

Comportamento dos intelectuais da época de Marx; Louis Blanc, Achava melhor não entrar em conflito com a burguesia e fazer um “trabalho de Cúpula” afim de adquirir algum ganho para os trabalhadores. Charles Faurier; os falantérios. Etiene Cabet, era um ingênuo e foi influenciado pela leitura da Utopia de Thomas Morus, obra escrita em 1516. Mikhail Bakumin, Pierre Joseph Proudhon, nenhum agradou Marx. O que mais adaptou suas ideias foi Engels. Marx e Engels escreveram um livro polêmico: A Sagrada Família.

Ruge, rompeu relações com Marx por causa de um artigo elogiando a rebelião dos tecelões da silésia, chamando-o de “judeu sujo”

Em Fevereiro de 1845 foi obrigado a deixar Paris, pressionado pelo governo Prussiano Frederico Guilherme iv. A imprensa francesa protestou contra a expulsão de Marx.

Marx e Augusto Blanqui foram os fundadores da Sociedade Mundial dos Comunistas revolucionários.

Em Setembro de 1845 a Maio de 1846 com Engels redigiu a Ideologia Alemã.

Marx para ficar em Bruxelas fora proibido de escrever sobre atualidades política nacional e internacional, inclusive assinando um documento.

Marx lia muito e tudo. Sabia quase de cor a Divina comédia de Dante. Chegou a entusiasmar com as obras de Balzac.

Obras de Marx; A crítica da filosofia de direito de Hegel. A Questão Judia. Os Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844. A Sagrada Família. A ideologia Alemã. As teses sobre Feubach. A miséria da Filosofia. O Manifesto Comunista. Trabalho Assalariado. O Capital. Este é um dos livros mais comentados até os dias atuais. Foram obras que transformaram o mundo. Um pensador voltado para o proletariado. Que revolucionou a sociedade, enriqueceu bibliotecas e morreu pobre em 1883.

Lair Estanislau Alves.