TORCER É TORCER

Estou sempre na torcida por esse país de contrastes. A Educação deixa muito a desejar e sonhamos com escolas melhores, materiais didáticos de primeira linha, tecnologia avançada e valorização dos profissionais da área. E torço para que isso aconteça, só assim tudo mudaria.

Pensando sobre a Saúde, fico ainda mais desanimada e penalizada. Vejo, como mostra a mídia, hospitais caindo aos pedaços, falta de macas, de remédios, pessoas sem atendimento, morrendo nas filas, crianças pedindo socorro no colo de seus pais. E torço para que tudo isso seja resolvido, que todos tenhamos atendimento de qualidade.

Trânsito cada vez maior e motoristas estressados, inconsequentes, nervosos, usando o seu transporte como se fosse uma arma. O que buzinam, o que xingam, o que avançam sinais, o que desrespeitam pedestres, o que matam e o que morrem no trânsito de nosso país. E torço por mais educação e paciência nesse caos, torço pela valorização da vida.

Torcendo pela valorização da vida, penso em tantos inocentes que morrem baleados, crianças assustadas, mães desesperadas, famílias que perdem seus queridos nessa guerra alimentada pelas drogas. E torço pela paz, pelo reconhecimento dos nossos policiais, por mais preparo para que consigam enfrentar esse problema que nos parece já sem solução.

E me parece sem solução tanta violência que leva os pais a matarem seus próprios filhos, filhos que matam seus próprios pais, pessoas que matam por nada, pessoas sem critérios, sem princípios, sem ética, sem valores, sem moral, sem amor. E torço para que valorizem a vida, que defendam as crianças, os idosos.

E aí é ano de eleição. Falamos mal dos políticos, povo dividido. E torço para que todos pensem, avaliem, votem conscientemente, difícil escolha...

E aí é ano de Copa, e no nosso país. De repente, tudo é culpa da Copa. Como se corrupção não existisse desde sempre, abandono, desemprego, doenças, maldade, violência, estresse. Será que tudo isso que reclamamos agora começou há uns cinco ou seis anos? Antes nosso país tinha uma Saúde e Educação de qualidade? Sempre vivemos como num paraíso e a Copa veio para estragar tudo?

Não, não estou defendendo os gastos abusivos. Não estou aceitando o que se planeja e, depois, se gasta o triplo do planejado. Não estou vendo com naturalidade os jogos por todos os cantos do país de dimensões continentais. Não estou concordando com obras que depois ficarão por aí, quase sem utilidade. Mas vou torcer...

Vou torcer pelo nosso país representado nos pés dos jogadores que têm o futebol como profissão. Vou torcer para ver nossa bandeira lá no alto e nosso povo cantando o Hino Nacional, nosso símbolo maior. Vou torcer para o mundo inteiro ver nosso país brilhando, mesmo que seja só no futebol. Vou torcer para esse povo sofrido ter alegrias sim, porque o esporte é a alegria do nosso povo. Não quero que esses poucos momentos de felicidade também sejam tirados dele.

Estou certa? Estou errada? Não sei, mas estou na torcida.

Torcer é torcer!

Mariza Schröder
Enviado por Mariza Schröder em 07/05/2014
Reeditado em 07/05/2014
Código do texto: T4797917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.