Vergonha dia a dia.

Coloque-se numa janela, numa praça ou mesmo frente a uma televisão, com ouvidos e olhos atentos que permitam observar as facetas do ser humano com comportamentos vergonhosos e repugnantes. É a tal da vergonha dia a dia, que faz repensar sobre este ser humano, que tanto faz e desfaz com seu comportamento a ferir bons modos e maneiras. Diante de tudo isto, que confesso uma frustração com a reeducação dos seres.

Ver um homem tranquilamente satisfazer suas necessidades fisiológicas em locais públicos, causa-me asco, raiva e uma vergonha de saber que se trata de um ser humano. Um jovem que sai de casa pela madrugada para pichação de paredes, muros, monumentos. São estes seres que se enquadram nas vergonhas do dia a dia, amparados pela impunidade.

Vem-me a lembrança de um tempo distante, quando via meu avô sentado num banco de duas tábuas, coisa comum na frente de todas as casas daquela época nas Minas Gerais. Ali sentado sempre contava causos e aproveitava para soltar seus conselhos de boas maneiras e comportar respeitoso, que as crianças deviam ter, para se tornarem homens respeitados. Agora aqui fico a imaginar meu avô vendo cenas como estas, que se tornam comuns no dia a dia, por certo sofreria um ataque cardíaco, ou pegaria seu cinto para dar um corretivo num mal educado.

Aí eu fico a imaginar certas cenas, diante dos olhos estupefatos dos gringos, que estarão por aqui, para acompanharem a Copa do Mundo. Que imagens lindas levarão desta terra que muitas vezes consideram plantadora de bananas. Haja vista as cenas de discriminação deles para com os nãos brancos de nossa nação, ainda que resida naquele país, como vimos recentemente na Espanha. Fico a pensar até onde nosso povo dá demonstração de ser civilizado?

Então enrolo minha vergonha do dia a dia, coloco no meu embornal de coisas ruins. Fecho a minha janela sobre o homem que tranquilamente urina nas paredes de uma escola a frente da minha casa. Cai o pano sobre meu rosto envergonhado.

Toda regra tem exceção, mas para bom comportamento não.

Toninho.

27/04/2014.

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 13/05/2014
Código do texto: T4804472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.