ADÃO TINHA UMBIGO?
A pergunta que dá título a esta crônica pode parecer idiota se pensarmos, como eu penso, que Adão é apenas a simbologia dos primeiros hominídeos que povoaram a Terra. Mas, na Idade Média e no Renascimento, isso foi motivo de preocupação para os artistas que pintaram Adão e Eva no Paraíso. Principalmente porque essas pinturas eram direcionadas às igrejas, que detinham um poder e uma influência muito fortes. Dizem os historiadores, que o próprio Michelangelo foi duramente criticado pelos teólogos da época, porque deu um belo umbigo a Adão, em seu famoso quadro no teto da Capela Sistina.
Na modernidade, os estudiosos da "criação" afirmam que Adão não poderia ter umbigo, uma vez que ele foi "criado" e o umbigo é a cicatriz do cordão umbilical de alguém que foi gerado. Se Adão não foi gerado não teria motivo para essa cicatriz. Por outro lado, se Adão representa, como dizem os evolucionistas, os primeiros homens que habitaram a Terra, necessariamente tem que ter um umbigo. Caso contrário iria contra todas as leis da natureza.
Minha intenção, porém, não é entrar em teorias, nem colocar criacionistas versus evolucionistas. Portanto paro por aqui, dizendo que para nós, hoje, um ser humano sem umbigo é algo um tanto inimaginável. Até porque um belo umbigo, especialmente nas mulheres, é estético, atrativo e sedutor. 
                                                                                                                                          Giustina
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 20/05/2014
Código do texto: T4812899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.