CONSELHO DE AVÓ É PARA SEGUIR

Conselho da minha avó, sábia e mulher coragem.

“Nunca tire a paz do outro, esse é o maior pecado do mundo”.

Veja a sabedoria de uma pessoa analfabeta e sem nenhuma instrução.

Quantas vezes nós não agimos assim, tirando a paz dos outros, quer por palavras e atitudes impensadas nossa?

Mas quando refletimos sobre isso, ficaremos surpresos com a quantidade de vezes que agimos mal com outras pessoas. Às vezes nossa língua insiste em se movimentar, na hora e no local errado. Outras nossas atitudes, sem sequer pensar se vamos ou não ferir o outro. Simplesmente agimos dentro de um egoísmo que, ao pensarmos um pouco melhor, caímos em nós mesmos e chegamos a ter vergonha e perguntar “Como pude fazer isso?”. Mas nossa reflexão tem que caminhar, se não ficaremos nos lamentos. O mais importante é quantas vezes eu me perguntei isso, mais ainda, quantas me dispus a ser melhor, a seguir em frente, ter coragem de mudar. Porque só não muda quem morreu. Tenho a maior birra das pessoas que falam “Nasci assim, não mudo”. O ser humano, enquanto habitante desse planetinha chamado terra, deve sim ter a coragem de mudar, de buscar melhoras internas e externas. Imaginaram se todo mundo que nasceu assim ou assado simplesmente ficasse na mesma? Com certeza Wiston Churcil (um dos maiores estadistas do mundo) ficaria lamentando a sua bipolaridade; Santos Dumont iria dedicar-se aos afazeres da Fazenda da familia, até porque, segundo consta, era muito tímido; o grande Chico Buarque jamais subiria num palco. Daí vemos que os grandes homens do mundo romperam primeiro com barreiras internas para, somente depois, serem famosos, realizados e plenamente satisfeitos. Ah dirão alguns “mas o Santos Dumont se matou?” Verdade. Mas não antes de atingir o ápice e, se o fez, foi devido ao uso indevido que deram para sua invenção. Todos nós temos sim que ter coragem de mudar internamente. Daí, pensaremos muito mais antes de tirar a paz de alguém. Pensaremos muito mais em não magoar pessoas e principalmente a nós mesmos. Porque também temos uma vocação infinita para a auto-mutilação. Afinal, daí decorre a auto piedade e como o ser humano gosta de sentir uma auto-piedade nossa de cada dia. Em função da fala da minha avó refleti muito e penso que, mais uma vez ela estava completamente certa.