Mau Humor

Maria Antônia Canavezi Scarpa

Que efeito é esse que em poucos segundos consegue efetivar uma verdadeira guerra entre a adrenalina e a sensatez?

Quando essa atitude ranzinza se hospedar em você mesmo que passageira, neutralize-a para que vá embora e não volte nunca mais, ponha-a porta afora e feche a sete chaves para não ser incomodado .

É tão ácido ficar ao lado de uma pessoa mal humorada, que se você não souber se controlar até a sua auto-estima se desestabiliza, cruzes como isso contagia, a gente sente a pele enrugar.

Não consigo aceitar que isso seja um defeito de nascença, não pode ser que lá de dentro do nosso primeiro lar tão quentinho, essa maldição já esteja em andamento.

É imperioso para mim descartar que eu definitivamente seja mau humorada, não sou, há tantos subterfúgios milagrosos para driblar essa rabugice que não haveria espaço aqui para enumerar todas (e eu lá sei todas), só sei que a convivência de pessoas de bem com a vida ainda que sofram grandes ou médias necessidades jamais vão encontrar química com as alteradas desde o momento que dizem já acordam com o pé esquerdo. Ora bolas!

Fui no dicionário buscar o significado correto de *serotonina e noradrenalina, que dizem os experts serem os país biológicos do mau humor,vejam lá o que encontrei :

"Serotonina, noradrenalina – Essas duas substâncias aparecem como neurotransmissores em sinapses de regiões do cérebro envolvidas com o estado de alerta. É possível que outros neutransmisores também desempenhem papel importante, mas as evidências mais fortes apontam para estas duas. A serotonina se acha no centro das HIPÓTESES mais difundidas em vários transtornos emocionais e do comportamento. Exemplos:

- nas depressões, estaria diminuída nos espaços sinápticos;

- nas fobias estaria igualmente diminuída nos espaços sinápticos."

( http://www.timidez-ansiedade.com).

Bom até aí não sou médica e não posso julgar medicalmente, mas... três pontinhos, - travessão outra linha, por outro lado sou o outro lado que quase que obrigatoriamente tem que suportar uma pessoa nesse estágio, daí não dá realmente, falem sério. Porque vamos racionar os motivos, se eles existem, será que não é possível fazer de conta que não existem, fazendo pequenas traquinagens, cantando uma canção mesmo que você saiba dela somente a metade e o resto você fique assim no na, na, na, lá, lá, lá? Tem que nos obrigar e ficar olhando a cara emburrada bufando por qualquer motivo que se apresente, achando que temos o dever de partilhar cada segundo dessa alteração orgânica?

Olha ando de saco na lua ( xiii, Maria Antônia você tem saco?) com essas pessoas a minha volta, se achando, olhando turronas e duras, cruzando meu caminho quase que em todas as direções, agindo feito coronéis para serem respeitadas, expondo suas hipocrisias por se acharem donas do mundo, ah! vão te catar, dêem um jeito de tirar essa carapuça e explodam junto com os raios que as partam.

É uma delícia dizer bom dia sorrindo, brincar, falar um pouco alto pra chamar atenção, contar piada e não saber o final, e ver que ficou com cara de tonta, quebrar o convencional, mas por favor, procurem ser simpáticos, tirarem esse uniforme diário de rigidez e soltem a franga sem medo de ser feliz, olha tem um relaxamento que faz bem a alma e ao coração, fique de frente ao espelho e faça caras e bocas, de murros para o ar, grite, extravase mas faça alguma coisa, procure sair dessa casca de tatu bola e goze cada dia que Deus lhe dá ao acordar.

Já levante com os dois pés por favor!!!!

(fev/2007)

Tília Cheirosa
Enviado por Tília Cheirosa em 10/05/2007
Código do texto: T481519
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.