Testemunhas da luz
 
Analisando o contexto mundial da sociedade, desde os primórdios da civilização, retratado nas comunidades, constatamos que de fato há “Clamores Silentes” por toda a parte, perceptíveis apenas aos olhares atentos e sensíveis daqueles que sabem ou souberam colocar a vida humana como prioridade sobre tudo o que existe na face da terra.  São clamores que não saem pela boca, mas que são expressos pelos olhos dos que não têm voz e nem vez num mundo globalizado e obcecado, na corrida por conquistas cada vez maiores no campo tecnológico. É o próprio homem, um ser prioridade para Deus, que coloca prioridades em outros campos, não respeitando o dom maior que é a vida e se vê impotente diante dos desafios que o mundo lhe apresenta, fruto de seu próprio pensar e agir. As guerras n única cessam, ora através das armas e outros mecanismos, ora implícitas nos sonhos de uma humanidade dividida entre dominadores e dominados, privilegiados e marginalizados. E nesse contexto, uns ficam com o melhor pedaço e consolidam leis que os protegem e solidificam projetos que não visam à defesa da vida em plenitude de cada ser que vem compor a história  no planeta terra.  E aí se pode concluir que, se o mundo não está pior, é porque sempre contou com vultos valorosos que a exemplo do próprio Cristo doaram suas vidas, contribuindo para que a imparcialidade aconteça quanto aos direitos e deveres de cada cidadão ou cidadã.  Porém, há sempre um grito de Paz ecoando pelos ares.  Há um desejo universal de Paz e por vezes não sabemos por onde começar. Que paz é esta?  Jesus disse: “Não vim trazer a Paz, mas sim a espada...”  (Mat 10:34)  Entendemos o que Cristo quer dizer quando constatamos que a Paz é fruto da justiça e é por ela que devemos desembainhar a espada.  Precisamos descobrir o paradigma. Muitos escritores famosos, no decorrer dos tempos, apontaram caminhos através de testemunhas concretas, escritos valiosos, pesquisas ou relatos que vêm contribuindo para o despertar das consciências ante a inversão de valores e a incoerência aos apelos por um mundo mais humano. Entre esses, podemos salientar o grande líder pacifista Mahathma Ghandi, o Pastor Martin Luter Kin, o Teólogo Leonardo Boff, o Bispo Pedro Casaldáglia, Oscar Romero, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros o que seria impossível citar todos nesta página. Todos se fizeram luz do mundo pelo seu testemunho.
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 23/05/2014
Código do texto: T4817370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.