E POR FALAR EM REBOLADO...

Navegando pela Internet, à procura de nada em especial, encontrei um assunto nada erudito, mas que me fez parar alguns momentos e ler. Era uma discussão sobre rebolado e que culminou na dúvida sobre o ser humano ter tido rabo ou não, um dia.
Alguém dizia que se os animais demonstram felicidade abanando o rabo e nós tivemos um rabo ancestral, o nosso rebolar é a tentativa de mexer um rabo que já está atrofiado. E citava uma raça de cocker que, por ter o rabo cortado, rebola mais, concluindo que o rebolar, tanto nos caninos quanto no ser humano, é a tentativa de mexer o rabo e demonstrar seus sentimentos.
É fato que temos quatro vértebras que indicam um rabo atrofiado, ou seja, nossos ancestrais tiveram rabos. Anatomicamente falando, as vértebras finais atrofiadas dos seres humanos pode, sim, ser considerada nossa cauda vestigial. É o tal do cóccix, aquele ossinho que só descobrimos que existe quando caímos sentados e dói prá caramba. Como tudo na vida que não tem mais serventia, o rabo foi ficando cada vez mais inútil para a espécie e então foi atrofiando e sumindo. Vale lembrar que os primatas que tem uma ancestralidade mais próxima conosco, também não têm rabo.
Mas tudo isto são conjecturas pois, saber por que nosso ramo de primata perdeu a cauda, não temos como saber. O que sabemos é que nossos ancestrais hominídeos tinham rabo e, com a evolução, esta estrutura foi perdida bem antes de se tornarem bípedes. Mas, do jeito que as coisas andam, não duvido que alguém tenha e até abane! Não sei por que lembrei-me agora daqueles que enxameiam ao redor dos políticos...
                                                                                                                                                  Giustina

(Fonte e imagem: Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 26/05/2014
Código do texto: T4820688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.