JONAS E A BALEIA

Segundo as sagradas escrituras certo dia Deus chamou Jonas, filho de Amitai, e ordenou: - Jonas vá a Nínive e avise aos seus moradores que a minha paciência acabou. A maldade daquela gente tornou-se insuportável, portanto, destruirei todos eles.

Jonas ficou amedrontado, pensou um pouco e resolveu não atender ao Senhor; fugiu da missão, desobedeceu ao Senhor e tomou um barco para Társis, para longe da presença e do olhar de Deus.

A sua atitude deixou Deus ainda mais irado, porque a sua ordem é para se cumprir, não existe livre arbítrio, ordem é ordem e não se discute.

A Bíblia não esclarece o motivo pelo qual Deus que é onisciente (que tudo sabe), não soube que Jonas fugiria; todavia, Deus que é todo amor, ficou com tanto ódio que criou uma violenta tempestade com ventos que quase partiu o barco de Jonas ao meio.

Durante a tempestade Jonas confessou aos marinheiros que estava fugindo de Deus e sugeriu que o jogassem ao mar, assim, aplacariam a ira de Deus.

Os marinheiros também entorpecidos de medo, não pensaram duas vezes, pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou.

Assim Deus, que tinha pensado em matar todos os habitantes da cidade de Nínive, incluindo os marinheiros que acolheram Jonas, acalmou-se e enviou uma baleia que engoliu o desobediente Jonas.

As versões atuais, sabendo que baleias não têm espaço para engolir mais do que sardinhas, alteraram os textos sacros, substituindo a denominação baleia para um genérico “Peixe grande”.

Deus ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

Na escuridão junto aos sucos gástricos da baleia, o azarado Jonas rezou e pediu perdão por não ter obedecido à divina determinação. Então Deus pensou melhor, ficou bonzinho e mandou a baleia vomitar Jonas na praia, e a baleia, mesmo sabendo que não vai para o céu porque os bichos foram descriminados e não tem “alma”, obedeceu e vomitou Jonas na areia branca da praia.

Em seguida Deus ordenou a Jonas: - Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou te dar. Lógico que Jonas, depois de um grande banho, desta vez não pensou em cair fora e obedeceu. Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar que, “dentro de quarenta dias, Nínive seria destruída”!

Depois do susto porque passou, Jonas não deixou por menos e foi muito convincente em suas ameaças, pois os habitantes de Nínive acreditaram e se arrependeram. Segundo a Bíblia 120.000 mil homens iriam ser mortos.

Deus, como é “muito misericordioso” se arrependeu do que ia fazer e poupou os habitantes da cidade.

Os habitantes se converteram, e Deus se arrependeu do que tinha dito e não o fez.

Arrepender-se do que iria fazer soa muito estranho para um Deus que tem o poder de saber tudo antecipadamente. Mas lógica é o que menos existe na Bíblia.

Com este arrependimento de Deus, o coitado do Jonas virou motivo de chacota por fazer uma profecia que não aconteceu, passou por falso profeta. Por onde andava era ridicularizado.

Então Jonas pediu ao senhor: - Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor é morrer do que viver como estou vivendo.

Incrivelmente Deus censura Jonas por ele ter ficado bravo, dizendo que há pessoas inocentes em Nínive, e por isso desistiu de acabar com a cidade. E continuou: - Com muita razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas e também muitos animais!

Assim notamos que Deus estava muito instável emocionalmente. Alguns dias antes estava afundando um barco com pessoas inocentes por causa do Jonas, e logo depois iria destruir e matar uma cidade inteira também com centenas de pessoas inocentes nela. Agora diz estar com pena das pessoas e dos animais.

A estória completa é muito mais estúpida. Jonas estava indignado com sua perda de tempo, mas subiu num monte e construiu uma cabana, então Deus fez crescer um pé de abóboras, para fazer sombra para Jonas, mas se não bastasse tanta bobagem, envia um verme para destruir o pé de abóbora junto com um vento seco para incomodar Jonas, e por ai vai o besteirol.

O fanatismo cega a razão e o bom senso.

F:RicardoOrlandini