FELICIDADE ESTÁ EM NÓS

Felicidade – o que é? E esta é sempre uma pergunta que muitos fazem aos outros e a si mesmos – mas nem todos conseguem obter respostas – e com isso ficam desapontados.

Outro dia recebi um e-mail de uma amiga (dos muitos que recebo) dizendo muitas coisas sobre a felicidade. Li e percebi que ela estava correta no que dizia – inclusive disse a ela que a partir dos dados que ela citou faria um outro texto. E cá estou eu a escrever.

Você recebe a visita de um anjo avisando que você tem apenas doze horas de vida. Imaginou? Você sentiria falta de quê? (Claro que de muitas coisas, inclusive da família.)

Essa amiga respondeu que sentiria falta ‘do sol, do frio, da chuva, das pessoas que ama, da vida simplesmente’. Para ela a felicidade é constituída ‘de vida’. Do ato de viver com ‘alegrias e tristezas, perdas e ganhos’; ‘de momentos de pura magia, de grande intensidade’! Que a soma de tudo faz viver.

Viver ainda seria ler um bom livro, assistir um bom filme, ter um bom ‘amigo’. Apreciar a chuva! O calor das cobertas num dia frio! Abraçar nosso cachorro; ver os filhos sorrirem. Fazer amor intensamente, eternamente. Pelo lado material ter dignidade, tranqüilidade – pois para viver não se precisa de muito... (Pura verdade!) Dinheiro ajuda? Não traz felicidade, apenas ajuda – ainda citou que se tivesse dinheiro viajaria para lugares maravilhosos que só conhece através das muitas leituras que faz, dos filmes que assisti...

Mas ainda bem que a imaginação nossa é fértil e podemos viajar nas leituras, nos filmes... Com ‘muito pouco’ se tem felicidade – e isso não depende do outro, mas sim de nós – exclusivamente de nós! Completou que ‘as pessoas vêm acrescentar’. E não devemos esperar pelos outros.

Na verdade ela passou uma bela mensagem do que é a ‘felicidade’. Felicidade, como dizem, plenamente não existe, mas depende muito de nós – nas mínimas coisas poderemos encontrar a felicidade. Portanto, procuremos a felicidade a partir de nós.

10 de Maio de 2007.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 10/05/2007
Código do texto: T482415