O culto vai começar

A expectativa é muito grande! Finalmente chegou o mês e faltam poucos dias para o maior evento esportivo do planeta. Envolve umas centenas de jogadores, trinta e duas seleções, trinta e dois países, um milhão de pessoas que assistirão nos estádios e uns bilhões de expectadores em todo o planeta, assistindo das mais variadas formas de transmissão.

O volume de negócios que giram em torno do evento no mundo todo é incalculável. A criadora e mantenedora da competição abocanha a maior parte dos lucros. O mais impressionante é que é um poço sem fundo de finanças, já que as confederações continuam contribuindo com seus dízimos e ofertas e ninguém sabe para onde vai, pois não se ouve falar em escolas construídas, hospitais mantidos pela organização, asilos, creches ou mesmo um programa social de combate a fome, na África, Gabão, Etiópia, por exemplo. Mesmo uma visita de algum dirigente para dizer ironicamente: “Coitadinhos, estão vendo, por que não nasceram lá no Brasil e se tornaram jogadores de futebol?”. – Ridículo não é, até mesmo pensar assim? (Vê se não exagera... Quem pode escolher onde nascer?)

“Onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração” disse Jesus Cristo. Portanto, para bilhões de pessoas pelo mundo à fora, que tratam o futebol como um grande tesouro, para esta pessoa, se torna um deus, com jogadores como os “santos” e seus ídolos. Muitos jogadores aceitam mesmo esta condição porque eles mesmos se idolatram. Não é difícil encontrar a frase: Aquele jogador ali foi, ou é o deus do futebol. Os brasileiros mesmo dizem, em tom de verdadeira veneração: “Nós temos o rei do futebol!”. Numa oportunidade um jogador fez um gol irregular, com a mão que ele mesmo intitulou como o gol com a “mão de deus” se colocando assim como um deus e que muitos ignorantes aderiram a ideia e fundaram mesmo a igreja com o nome do desportista na qual ele mesmo é o deus.

Fato é que o culto vai começar. O palco desta vez, lamentavelmente, (É lamentável porque não olham para um passado recente na África em que os estádios foram construído à custa da fome e da miséria do povo e no final estão lá como verdadeiros “elefantes brancos” e a população ainda a morrer de fome e de sede) agora é no nosso país, o Brasil. Gastos públicos exorbitantes, com cifras estratosféricas e uma série de irregularidades, não só em contratos fraudulentos, desvio de dinheiro, entre outras atrocidades, como na falha das promessas de progresso em várias áreas de estruturas físicas do país, que, se cumpridas, tornariam a vida da população menos sofrida, se é que isso é possível neste mundo falido em que vivemos.

Os elementos são os mesmos de um culto convencional.

Hino inicial:

“Tô nem aí, Tô nem aí...

Pode ficar com seu mundinho eu não tô nem aí!

Tô nem aí, Tô nem aí...

Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir...”

Oração:

Neste momento convidamos o irmão Ypicilone, famoso ex-jogador de futebol, para fazer a oração do inicio do nosso evento.

Irmão Ypicilone:

[Oração sincera]

Oremos irmãos. Senhor deus, te agradecemos imensamente por estarmos aqui, reunidos para esta copa do mundo, aqui estão jogadores de todos os continentes, que lutarão para ser o melhor do mundo, eles não estão preocupados com as pessoas que criticam, que os xingam ou coisa assim, porque sabem que aqui é uma vitrine para que eles sejam contratados por grandes times e ganhem cada vez mais dinheiro e fiquem cada vez mais ricos.(O povo – Amém.) Por isso, neste momento te rogamos, que vença o melhor, nem que morram alguns, mas morrerão como verdadeiros mártires e serão cultuados pra sempre. (O povo – Amém.) Senhor, derrame o espirito dos grandes competidores sobre eles e que com a força e determinação de Golias eles consigam a sua glória. (O povo – Amém.)

Que neste momento estes pobres imortais não fiquem pensando na miséria e na desgraça do povo, na fome e nas doenças do próximo, porque isso não é problema deles, eles não têm culpa Senhor, de nada disso, isso é responsabilidade do governo, que é corrupto. (O povo – Amém.) Por fim, os dirigentes deste evento esportivo mundial te agradecem porque existem pessoas boas que patrocinam os eventos desta natureza, mesmo em detrimento da ajuda aos necessitados, porque isso não é problema deles Senhor, é do governo que não faz sua parte. Também agradecemos aos que vão aos campos de futebol assistir as partidas, dando o seu suado dinheiro como dízimo e ofertas, pessoas ricas que poderiam fazer obras sociais e salvar muita gente da miséria, mas isso não é problema deles, Senhor, é do governo. Também muitos pobres que aqui estão, verdadeiros inocentes, que economizaram, passaram fome, deixaram de comprar leite e pão, entre outras prioridades, para comprar o ingresso e assistir aos jogos, confiantes, porque o governo, aí sim, graças a deus, dá a esmola das bolsas isso, bolsa aquilo. (O povo – Amém.) Em nome da fama, do dinheiro e do poder, salve-nos, Senhor! Amém.

Agora uma participação especial – Uma música

“Ado, ado, ado... Cada um nu seu quadrado”.

“Mãos pra cima, louvando! Ado, ado, ado... Cada um nu seu quadrado”.

“Vamos lá irmãos! Eu disse: Ado, ado, ado... Cada um nu seu quadrado”.

Sermão: Com vocês o presidente da organização para a libertação do grito de gol.

(Dizendo a verdade sem demagogia, com sinceridade e muita clareza)

Olá a todos os irmãos! Começo dizendo a vocês que sou muito sincero e odeio rodeios e inverdades. Quero dizer nesta hora que estamos aqui para realizar um sonho de um ex-presidente de vocês que não pensando na população quis, de todas as maneiras, esta copa do mundo aqui no país de vocês, não temos nada a ver com isso a não ser o fato de que para nós tanto faz tirar dinheiro do Brasil, da África, da Coréia e Japão, ou onde quer que seja. Nós não estamos preocupados com obras de mobilidade, infraestrutura de transportes, abastecimento, programas sociais, saneamento básico, fome, desemprego, segurança, saúde, educação ou que o quer que seja, isso é problema do governo de vocês. Queremos irmãos, é apenas e simplesmente a exploração livre e desimpedida do nosso esporte, o futebol, e que vocês tragam o vosso dinheiro para nós, não importa a sua necessidade e/ou a forma como ganharam, para nós todo dinheiro é limpo até que nós provemos o contrário.

Portanto, não nos interessa se vocês vão ficar na pior depois, se vão rir ou chorar, (com o Brasil tropeçando na segunda fase ou não...) o importante é que vocês tenham um momento de felicidade, vão ver aqui seus ídolos, aqueles que vocês fazem tatuagens deles, dão o seu suado dinheiro pra eles, indo aos estádios, colecionam as figurinhas deles, amam mesmo de paixão e como verdadeiros cegos e idiotas não veem que eles não conhecem vocês, zombam da cara de cada um que lhes dão riquezas e luxo ao extremo e que não estão nem aí para o mundo exterior, pois vivem em um mundo exclusivamente deles.

Vejam irmãos, vocês tem que acreditar no presidentão de vocês, que disse: “Os turistas que aqui virão para assistir a copa do mundo, não vão levar os estádios, os aeroportos ou obras de mobilidade!” [Não vão levar porque isso nós já levamos e nossa parte foi em dólares!] O que os turistas vão levar é apenas uma má impressão de um povo revoltado com bobagens como: Saúde, educação, segurança, estas picuinhas que não levam a lugar nenhum. O que importa é que “Um país rico, é um país com FUTEBOL!”. Qual é o problema se vocês têm os estádios padrão AFIF e educação, padrão Afeganistão, saúde padrão Congo e trabalho padrão Haiti?

Termino com as sábias palavras do grande Charles Chaplin, do filme “o grande ditador”:

“Não vos desespereis, a desgraça que tem caído sobre vós não é mais do que o grito destes governantes em agonia, da amargura de pessoas que temem o avanço do progresso humano. Mas os maus governantes desaparecerão, os maus partidos sucumbirão e o poder que tiraram do povo, ao povo há de retornar, assim, mesmo que morram pessoas nas ruas e cidades, por falta de segurança, alimento ou saúde, a liberdade nunca perecerá.”

Assim, louvemos o futebol, pois é parte importante na vida de todo ser humano, sem ele estamos fadados ao fracasso da nossa entidade e da própria humanidade. Deixemos de comer pelo futebol, é bom e saudável fazer jejum, briguemos por ele, você pode até morrer, mas será santificado como um mártir que deu a vida pela causa importantíssima do futebol, isso é que é honra!

Glória! Aleluia, irmãos!

Tenham todos uma maravilhosa copa do mundo de futebol.

Hino final:

Irmãos, vamos ficar em pé e cantar o Hino Nacional Brasileiro – Porque futebol é, sem dúvidas, ordem, progresso e um orgulho para a nossa e toda e qualquer nação!

Oração final –

Convidamos o presidente do Brasil para a oração final...

Uhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu

Som, alô, som... Alô... Som... Ô, alguém aí do som... Alô, som...

(Ninguém ouviu mais nada!)