Professores Sem Mães e Sem Coração

Família é sagrada para mim e minha esposa. Já adiamos compromissos profissionais, deixamos de ir a encontros com amigos, já esquecemos de ir eventos, já ajustamos horários de trabalho para não deixar nosso filho em mãos de babá ou de vizinhos, tudo por que aqui em casa priorizamos a família.

Há mais de mês que marcamos, neste dia das mães, um encontro em família na cidade que meus sogros moram. Reuniremos lá familiares vindos de várias cidades e estados. Festejaremos não só o dia das mães, mas aniversários de parentes que caem neste período, em suma, nos preparamos com antecedência para um grande fim de semana.

Cada semana perguntávamos ao nosso filho se algum professor tinha marcado provas nos dias anteriores e posteriores ao dia das mães, pois nosso objetivo era viajar na sexta feira e voltar na segunda. A resposta era sempre a mesma, nenhum professor tinha marcado exames nestes dias.

No fim da semana passada meu filho chegou em casa e foi anunciando, tenho provas na sexta e na segunda feira de física e matemática, a notícia derrubou nossas alegrias e planos, mas restava tentar convencer os professores a mudarem as datas, foram infrutíferas as tentativas.

Marquei reunião com o professor, com a coordenadora do curso e com a diretora do serviço de orientação ao aluno. Na reunião expusemos nossos motivos, sentimentos e apreensões, mas parecia que estávamos falando com paredes de mármores, ensaboada e molhada com água gelada, em pleno frio de São Paulo.

O distinto professor de matemática, após a exposição de nossos motivos, com a cara mais cândida do mundo foi logo alegando, que durante a semana inteira estava revisando a matéria com os alunos, sendo assim, nenhum deles iriam deixar para estudar no dia das mães, que ficássemos tranqüilos, quanto à prova na segunda feira, nosso filho poderia faltar que sempre a escola providenciaria uma data para reposição da mesma.

Perguntei ao dileto professor se ele já havia sido aluno, se ele tinha mãe, se os filhos dele tinham mãe. E acrescentei, duvido qual aluno não fica preocupado nos dias e semanas anteriores a uma prova de matemática. Que a prova marcada para um dia depois da comemoração do dia das mães iria deixar os alunos com a cabeça em sala de aulas, jamais voltada para as suas mães. Perguntei qual a reação da mãe dos filhos dele se ela tiver de passar por uma situação destas, o que ela e os filhos dele teriam a dizer?

O energúmeno do professor simplesmente deu com os ombros e disse que não tinha mais nada o que fazer. A prova já estava marcada.

Eu e minha esposa nos levantamos quase ao mesmo tempo, dissemos um até mais e com a rapidez de uma raio passamos juntos pela porta. A raiva era visível em nossos semblantes. Já começamos o fim de semana da comemoração dos dia mães indignados.

Com o professor de física nem tentamos, para não acrescentar mais pimenta em nossos corações. Éramos para viajar pela manhã mas, diante das circunstâncias, vamos viajar agora, após meu filho chegar da prova de física.

Tentaremos amenizar os sentimentos para não levar contaminar nossa festa para as mães presentes ao nosso encontro.

Certas pessoas vivem em comunhão constante com outras pessoas, principalmente com jovens, no entanto, em dado momento, faltam com o bom senso, a sabedoria e a paixão prática necessárias. É uma pena!