POR QUE LER UM LIVRO MALDITO

A ficção literária fascina leitores/auditores desde tempos muito recuados. E indica que fascinará por um longo futuro. O romance, o conto, a crônica, a poesia, as epopeias, as declamações orais são criações mais deslumbrantes, refúgio para a alma humana. Tais gêneros possuem o poder de fascinar a mente, estimular os sentidos, suscitar imagens e eventos, remetendo a universos vários.

De Hesíodo, Homero a Heródoto. Dos Contos das Mil e Uma Noites a Shakespeare. De Machado de Assis, Lima Barreto a Jorge Amado a literatura com suas características locais e temporais concebem faculdades intelectuais, culturais e educacionais ao longo dos séculos e dos milênios.

Muitos textos literários anônimos e sem destaque gozam de relevância. Aliás, pode-se afirmar que todos têm sua importância, salvo os que abordam trivialidades. Às vezes, muitos que não trazem informações inéditas tem o poder de reflexão, ou levam à recordação de eventos interessantes.

Há, porém, textos que se tornaram clássicos sem tanto mérito e admiração. Alguns deles, para não dizer muitos, limitam-se a louvar determinados episódios ou personalidades, cujos feitos são indignos e imorais. Outros são louvados pela mídia ao longo dos séculos e milênios, são recheados de conteúdos tépidos, insulsos, contém inverdades, são desprovidos de informações relevantes ou simplesmente não conduzem a mentalidade humana a um raciocínio mais acabado

.

E infelizmente ainda somos direcionados a esses textos insulsos pela orientação oral milenar, pelo rádio, tv, internet e até pelas universidades ou pelas academias de letras.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 06/06/2014
Código do texto: T4834403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.