O FUTEBOL EM SANTA RITA DE CASSIA

Havia um lugarejo próximo ao bairro que morávamos, chamado Santa Rita de Cássia e era habitado por muitas famílias oriundas do estado de Minas Gerais. Até hoje preservam seus costumes antigos, entre eles as festas Juninas que eram patrocinadas pela igreja Católica local. Carlim-Fumo e eu éramos atletas do time de futebol do lugar e, numa daquelas festas, ocorreu algo interessante: Era o final do campeonato e nos sagramos campeões em um jogo emocionante em todos os sentidos: Vencíamos o jogo pelo placar de 2x1 e o time adversário nos fustigava furiosamente já que, por ter feito melhor campanha, o empate lhe daria o titulo. Faltando poucos minutos para o término do jogo, a bola voou à linha de fundo depois de um ataque fulminante dos adversários e foi ai que eu resolvi aprontar: Atrás da nossa meta passava a rua principal e, naquele momento, fui em busca da bola. Só que eu não tinha nenhuma pressa em devolvê-la ao jogo e vim lentamente caminhando com ela presa aos pés. O atacante do outro time partiu pra cima de mim, furioso, e foi driblado lá na rua mesmo por mim. Irado, veio em cima de novo e novamente foi driblado. A enorme torcida foi ao delírio, pois agora o show era lá na rua...e tome dribles! O árbitro deixou-se levar por aquela cena inusitada e só deu o apito final depois de muito tempo, quando o jogo terminou e começou a batalha campal. Foi soco pra todo lado, pauladas, rasteiras e brigava todo mundo: homens, mulheres e crianças. Por incrível que pareça, nem eu nem Carlim-fumo nos envolvemos na briga. Fomos saindo de fininho e corremos para a cachoeira a fim de nos banharmos e nos trocarmos para a festa que lá perto da igreja já estava para começar. Fomos recebidos como verdadeiros ídolos locais, pois meu amigo e eu havíamos jogado bem e merecíamos o titulo de campeão. Aquela sessão de dribles lá no meio da rua era o comentário do dia e, por onde eu passasse, era cumprimentado pelos moradores do local menos pelo Barbosinha, capitão do time adversário, que dizia a todos: - Na próxima eu pego ele! Santa Rita de Cássia é hoje um grande centro produtor de hortaliças.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 06/06/2014
Código do texto: T4834721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.