A ÍNDOLE E A NATUREZA HUMANA

Sexta-Feira, 6 de Junho de 2014

A ÍNDOLE E A NATUREZA HUMANA

Pegando o mote do artigo anterior, onde foi citada a existência ou não de bruxas e falsas amizades, ainda dá para se acrescentar sobre otras cositas mas dentro desse hemisfério. O que tem a ver com os mistérios desta vida.

E ninguém tão feliz em uma afirmação a respeito do que Shakespeare, naquela frase onde diz: "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que imagina a nossa vã filosofia".

Dentro desse teor há que se apegar em nuances mil, seja lá o que isso queira dizer mas, com certeza, uma grande parte das pessoas sabem. Assim, é que a vida se nos apresenta nesse nosso cotidiano. E não há ninguém que se livre disso e nem que deixe de acreditar em alguma coisa dita "sobrenatural". Porque, sendo religioso ou não, haverá sempre uma oportunidade na vida de se deparar com circunstâncias difíceis de se acreditar, pelo menos dentro dos padrões conhecidos como normais.

E a citação no artigo anterior de uma das frase mais conhecidas, "Não existem bruxas...mas que las hay, las hay", deixa isso muito bem configurado. E em se tratando de humanos, chega-se à conclusão de que tudo isso é criado por um só fator: Uma índole e uma natureza más.

Das muitas coisas que venho estudando, pesquisando e constatando - não necessariamente nessa ordem - cheguei à outra conclusão: Há uma diferença entre "natureza humana" e "índole". Isto porque a primeira é um fator inato ao ser humano. Cada uma das pessoas nesse mundo já possui, digamos, todo o conteúdo inconsciente que expressará em sua existência. Já a índole, apesar de também ser própria ao ser humano, será adquirida no meio em que ela viver. Absorvendo uma ou mais propriedades com o passar do tempo e entre os ambientes que frequentar ou viver.

O interessante é que ambas as propriedades estão sujeitas à circunstâncias positivas ou negativas. E assim é que frequentemente ouvimos, por exemplo, alguém dizer: "Fulano tem uma natureza ruim". Do mesmo modo como podemos ouvir, também, essa outra afirmação: "Beltrano possui uma excelente índole. E é claro que se pode inverter os adjetivos de qualidade, dizendo o oposto do que foi dito. Para um ou para o outro caso.

Desta forma, isto é o que nos deparamos em nosso dia a dia. Pessoas com natureza ruim e índole também ruim ou pessoas com natureza e índole boas. Mas pode acontecer de que uma pessoa possa ter uma natureza boa e a índole ruim e vice-versa. Tais situações alteram a consistência individual de uma pessoa. E do que já busquei analisar sobre comportamento humano, cheguei à conclusão de que uma ou outra destas propriedades, estão sempre sob o poder do meio em que uma pessoa se desenvolve. Apesar de que tal afirmação não pode e nem deve ser considerada uma regra geral e/ou absoluta.

Por isso é que devemos valorizar ao máximo a expressão aqui colocada, de autoria de Shakespeare. Porque é de uma profundidade e um acerto absoluto. E, provavelmente, milhares de séculos passarão e não haverá mais ninguém que possa apresentar uma contradição à tal afirmação. Admitindo-se só um caso: que o autor dessa contradição tenha uma natureza humana e uma índole más.

E ponto final.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/06/2014
Código do texto: T4835266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.