O CONTROVERSO LIDE DO DAR COM O DOU
 

  Há muito tempo na história, conhecemos as benesses de Jesus outorgadas à humanidade por intermédio de ungidos Dele: que agiam em nome do Senhor! Já lemos inúmeras vezes as manifestações dos milagres de Jesus por meio das escrituras e, algo muito chocante, vergonhoso e imoral, faz-nos refletir sobre os santos dos últimos dias, ou seria melhor: os "ungidos dos últimos dias?".

   Na Bíblia Sagrada, no capítulo três de Atos, do versículo um ao oitavo, podemos ver, como narra o texto; Pedro e João subindo ao templo à hora da oração, quando: traziam um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Acompanhemos os trechos bíblicos:
 

“1 E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (observe que nada foi pedido em troca);
7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.”. (Bíblia Sagrada, Atos cap. 3, do verso 1º ao 8º).


   É, irmãos em Cristo, a graça de Jesus concedida ao pobre miserável e coxo, por intermédio da fé de Pedro, um dos discípulos Dele, é notória aí. Mas, será que não há nada que soa estranho ao teu ouvido-locutor/receptor, comparado aos dias de hoje?

   Não obstante, Jesus, logo que descobrira a todos que Judas o trairia, e um pouco antes de ser preso no Getsêmani, proferiu certo discurso: “A minha paz vos deixo, a minha paz vos DOU”, em conforto aos seus discípulos pela hora chegada de sua morte, ascensão aos céus e certeza de que em todos os dias de suas vidas estaria com eles. Tornamos a observar que a benesse de Jesus é mais uma vez ofertada, isso mesmo, dada, de graça, sem nenhum tipo de penhor em troca... Isso ainda soa estranho ao teu ouvido, leitor?

   Sendo assim, caro amigo (a), comparem as atitudes dos discípulos de Jesus, Pedro e João, com tais atitudes dos santos dos últimos dias, ou realmente seria melhor: “ungidos dos últimos dias?". E isso, meus queridos, nada tem a ver com a Igreja Dos Santos Dos Últimos Dias; mas, com determinados sujeitos que descaradamente trocam as dádivas de CRISTO, concedidas a todos nós por intermédio do seu nome, que é poderoso para curar, abençoar e salvar; por dinheiro, isso mesmo: dinheiro!

   É tão comum vermos hoje certas igrejas pregando o recebimento de bênçãos, de prosperidade, até mesmo de cura; a troco de determinada quantia em dinheiro e essa minha expressão “determinada quantia”, não significa pouca quantia, não senhores! Para fins de exemplo: recentemente, uma dessas igrejas, chegou ao ponto de ungir vassouras para quando você varrer a sua casa, a bênção diretamente vinda do Céu, incida sobre o seu lar... Ah! Meus queridos, vê se me dão licença! Daqui a alguns dias, a companhia que patrocinará os senhores, serão as empresas: Óleo de peroba...

   O homem não necessita de copo “de água”, de sal de Israel, de queimação de recadinhos a Deus no monte Ararate ou até mesmo no Pão de Açúcar para receber as bênçãos do Senhor Jesus. Isso não é questão de se empregar a fé nestas ações etc. Mas, de obedecer ao que está escrito nos mandamentos de Deus. Pois o próprio Deus, pela boca do seu profeta Samuel, disse: “É melhor obedecer do que sacrificar”, e não me venha você, “Télogo”, dizer que isso só cabe no determinado contexto proposto por Samuel à época, que eu te direi muitas outras coisas que são pregadas hoje; que sim, estão fora de contexto e superabundam em vossas igrejas! Mas, isto é assunto para os próximos textos...

   Quando a igreja de Cristo entender que obedecer ao Senhor lhes oferecerá toda a sorte de bênçãos vindouras, de solução dos problemas, de vida financeira abençoada e tantas outras “coisas”: então todas as ações desses sujeitos que, usam o nome do Senhor para barganhar por via da política do “DAR” que “RECEBEREIS”, contrariando também as palavras de Jesus, na fala de Paulo, aos anciãos da igreja, no capítulo 20 de Atos, versículo 35, que diz: “É melhor DAR do que RECEBER” (vejam bem a discrepância e a diferença de significados que se dá, nesta mesma oração: “dar que recebereis” e dar do que receber” em contextos diferentes), serão desmascaradas e os tais: com certeza ficarão desempregados da “fé-barganha”.

   Está mais do que claro que não necessitamos mais desses tipos de sacrifícios para alcançarmos as bênçãos de Jesus, pois o tão recorrente abecedário cristão já nos foi apresentado: o-b-d-c! Não sacrifiquem o vosso dinheirinho suado de todo dia, para que a política do “dar que recebereis” não continue servindo como meio de manipulação da fé em detrimento da verdadeira e nobre fala de Jesus: “É melhor dar do que receber”, que não tem nada a ver com troca de favores. Isso não agrada a Deus. Não é por aí. É obedecendo dia a dia.
 
 

 

Professor Daniel Silva,
Boa Vista - RR, 04 de junho de 2014 às 3h26.
 
 

 
 
Professor Daniel Silva
Enviado por Professor Daniel Silva em 06/06/2014
Reeditado em 21/10/2014
Código do texto: T4835304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.