Doces momentos ao cair da tarde.

A mãe chegaria mais tarde e a empregada tinha hora para sair. O jeito era o menino ficar na casa da avó.. O garoto gostava da avó, mas não gostava de ficar na casa da avó. Era uma casa muito séria para um menino de seis anos.

A avó compreendia o que se passava no coração do neto. Afinal, dentro da casa estava o avô, que não falava e permanecia de olhos fechados. Imagens de enfermeiro e cadeiras de roda, não despertavam no menino sonhos ou fantasias.

Mas o jardim, este sim, o menino gostava: alegre, claro, cheio de vida, com flores, pássaros e um doce perfume, que estimulava sua ânsia de viver.

A senhora, percebendo a situação, assim que o neto chegou, o convida para irem brincar no jardim. E ali, ao ar livre, os dois se descobrem e brincam com tudo que a imaginação permite e que seja possível adaptar-se aos limites físicos da senhora..

Com carinho a avó propõe:

Que tal chicotinho queimado?

O menino aceita desconfiado. Seria divertido?

A brincadeira começa. Na velha senhora desperta a criança adormecida: Chicotinho queimado, um, dois, três, ela grita com entusiasmo!

Os olhos do menino brilham curiosos, em busca do objeto escondido.

Fala vó: ta quente ou tá frio?

Muito frio, ela responde.

O menino lentamente se afasta do local e ao aproximar-se de outro recanto, vibra ao escutar a avó proclamar que está muito quente! Pelando!.. E o menino, no auge do entusiasmo, encontra o que procurava. Agora será a vez de ele esconder e a avó procurar... A alegria toma conta da tarde.

Já cansados, resolvem apreciar os pássaros que voltam a seus ninhos e enfeitam o fim da tarde com seus cantos e cores.

A avó propõe:

Que tal fazermos versinhos sobre o que vemos? O menino, após a explicação do que se tratava, e por ser uma criança que gosta de usar a imaginação, aceita a brincadeira com entusiasmo.

Entre risos e gargalhadas, o menino se faz poeta, enquanto a avó, cativa do neto e do momento, em um pedaço de papel anota os versos criados por ele:

“Canarinho, cada vez ia cantando e em todo redor ficava muita alegria e muito amor.”

“A minha árvore de manhãzinha nascia da sementinha.”

Pena que a tarde se foi e o jardim começa a ficar mergulhado nas sombras...Chico já está cansado, e a avó revigorada.

Assim como os pássaros, o jeito é voltar ao ninho.

A mãe de Francisco não tarda.

Lisyt
Enviado por Lisyt em 08/06/2014
Código do texto: T4837604
Classificação de conteúdo: seguro