A "fungada"...

Recebi um interessante e-mail de um amigo que, sabedor do meu interesse por tudo aquilo que diz respeito ao progresso científico do nosso tempo, bem como por pesquisas que venham a elevar o conhecimento da humanidade, me remeteu com urgência urgentíssima, tendo em vista a relevância do tema. Por isso, passo a transcrever o conteúdo da mensagem, obra de um “gênio precoce”, na qual o autor, pré-vestibulando e cursando o terceiro ano do segundo grau, responde a uma questão de biologia. Alerto que a transcrição é literal, e não alterei absolutamente nada no texto para não causar qualquer prejuízo ou distorcer o que o autor escreveu com tanta propriedade. A pergunta foi a seguinte: - Sabe-se que os fungos tanto podem beneficiar como trazer ao homem efeitos indesejáveis. Quais os benefícios? Quais são as conseqüências indesejáveis? Resposta: “Os fungos são bastante úteis aos interesses humanos. Fungando, uma pessoa pode estar inalando milhões de vírus e bactérias do ambiente em que se respira. Mas há também alguma utilidade. Uma boa fungada pode efetivamente retirar um grande catarro preso na garganta, sendo que quanto maior o som emitido pela fungada, maior é a eficiência e precisão na retirada daquela substância indesejada. Há quem diga que fungar é porcaria, mas pesquisas científicas revelam que, além de ser um método muito eficiente, a fungada faz parte do dia-a-dia das pessoas em todo o mundo. É como diz a famosa frase: “Aquele que nunca deu uma fungada que atire a primeira pedra”. Ponto final... Confesso que fiquei pasmo com a genialidade do autor, que discorreu com clareza e objetividade sobre o palpitante assunto. Não entendi a razão do zero recebido como nota e a indignação do mestre com a genial resposta do aluno. Acho que o Professor não teve a sensibilidade necessária para perceber a grandiosidade daquilo que leu. Assim sendo, quero dar a minha modesta colaboração ao assunto, acrescentando que o talentoso autor esqueceu-se de determinar o sentido de direção da fungada, primeiro para dentro e pelo nariz, e depois saindo normalmente pela boca, sendo que esta seqüência, se invertida, pode trazer resultados indesejáveis e pouco eficientes ao protagonista da operação. Peço também que as pessoas não confundam fungada com pigarro, sendo que este último, pela complexidade envolvida, exige estudos e pesquisas mais avançadas, que com certeza serão feitas. Espero que este avançado estudo científico aqui relatado leve os nossos governantes á uma reflexão profunda e minuciosa sobre os sempre presentes cortes de verba para os nossos cientistas, tão carentes de incentivo$$$. Alerto também que pretendo convocar o autor do documento para a próxima reunião da S.B.P.C. em caráter de urgência, tendo em vista a relevância do assunto tratado, até para que outros cientistas se engajem ao processo investigatório. É de inteligências assim que precisamos!! Se não fizermos algo, e rápido, qualquer dia o sujeito vai para o exterior e o perderemos para alguma indústria multinacional fabricante de descongestionantes nasais qualquer. E tem mais: que o autor não esmoreça, pois tenho certeza de que vai muito longe. Na verdade, quanto mais longe, melhor ... Esperem só ele passar no vestibular! Quero que me mandem urgentemente o e-mail do sujeito, pois o contato com ele é imprescindível e inadiável. Socorro...