SANTOS E SANTOS

Quando ele foi canonizado, quanta correria, quanta euforia. A beatificação já foi uma loucura. Terços eram rezados de um lado, Missas celebradas de outro, grupos de orações intercedendo. O Pe. preocupado, porque as pessoas ainda chamavam o dito cujo de Pe. João. “Não é padre João, mas Beato João de Capistrano, por favor, não errem mais! ”

Quando foi canonizado, houve concentrações religiosas na sua terra, romarias para irem à cidade eterna no dia 23 de outubro, dia da canonização. Ele não estava sendo canonizado somente porque tinha sido um padre espetacular. Um homem de caridade e de fidelidade a Deus e ao próximo, que dispensava comentários. Aliás, esse comportamento santo que ele teve em sua vida inteira pouco adiantou.

Ai dele se não tivesse realizado um milagre, antes da beatificação curando o câncer no cérebro de Dona Tereza de Lima. E a cura do edema pulmonar do seu Sebastião Arruda antes da canonização. E se esses milagres não tivessem sido reconhecidos pela ciência então...

Agora, aquelas pessoas que mudaram de vida e para melhor ao conhecerem a vida do Pe. João, essas mudanças dessas pessoas não são reconhecidas como milagres pela hierarquia eclesial. O exemplo do santo pouco valeu! Embora nas Igrejas pedem-se que sigam os exemplos deles!

As romarias foram para Roma, cidade eterna! Na terra do Pe. João, telões enormes foram estalados para que a comunidade assistisse ao vivo e a cores a missa de canonização.

Para as pessoas da comunidade onde Pe. João viveu era mais do que honra. Já pensou: temos um santo e esse nós conhecemos em vida e ele já fez milagres!

O bispo diocesano estava presente no Vaticano, o pároco, Pe. Caetano de Chintavale também.

Todos da comunidade puderam vê-los através das imagens refletidas nos telões.

Na comunidade estava o bispo auxiliar para começar a missa de ação de graças, logo após o término dos acontecidos no Vaticano. Quem já ficou duas horas assistindo uma missa pelos telões, porque não ficar mais duas horas participando da missa celebrada pelo senhor bispo auxiliar?

No final da missa, tirou-se o manto que cobria a estátua do Padre João, agora: São João de Capistrano. O senhor bispo auxiliar benzeu a estátua do robusto São João e o povo correu para beijá-la. A televisão católica fazia os telespectadores chorarem de emoções. Misturavam as imagens mais fortes da cerimônia transmitida pela TV VATICAN com as imagens locais. Não havia quem não se emocionasse. Você já imaginou vendo a sua irmã participando de uma missa desse gabarito lá no Vaticano em tempo real?

E o comentarista local sempre dizendo que as imagens estavam sendo transmitidas para o mundo em via satélite?

Pois é! E o povo de Deus.veio em peso, a pé, a cavalos, de charretes de automóveis, ônibus, caminhões, escutando tudo isso e com olhar atento nos telões. De vez e sempre um ou outro padre passava na frente de todos. A maioria das pessoas era pobre e humilde, simples e emotivas e que pediam milagres ao santo para elas também. E quando os repórteres perguntavam a elas se era fácil ser santo, todas diziam que não. Mas elas eram sofredoras, piedosas, viviam na pele as dificuldades da vida e não eram santas? Quem as ensinou que a vida que elas viviam não era uma vida de santidade? Quem as ensinou no mínimo não é santo! E elas tinham razão! Dentro desses moldes de santidade, é praticamente impossível. Pois tem que passar pelo crivo romano, “a congregação para a causa dos santos”, esses com certeza são mais santos, são os santos dos santos.

E olha que para fazer esses santos trabalharem precisa-se de muito dinheiro. Não trabalham barato não, isso porque a causa é muito nobre. Assim sendo, a Igreja acaba ensinando que ser santo não é para qualquer um. Ah! Uma coisa curiosa: oitenta por cento dos santos foram aqui na terra; padres, bispos freiras, monges e papas.

Ainda bem que os que conviveram com eles, morreram antes desses processos todos! E vinte por cento ficou para os que não quiseram seguir o caminho dos oitenta por cento. É que esses vinte por cento preferiram o caminho mais estreito! Sede Santos como Vosso Pai Celestial é Santo!

É ISSO AÍ!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 23/06/2014
Código do texto: T4855971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.