BRAVO BRASIL BRANCO: ONDE ESTÃO OS TORCEDORES NEGROS?

A SELEÇÃO BRASILEIRA AINDA NÃO FOI TESTADA. Fred participa mais uma vez, a meu ver, de um gol irregular que muda o rumo da partida contra Camarões, que era muito dura para o Brasil até aquele momento. O terceiro gol brasileiro abate o moral dos camaroneses, que chegaram a ser melhores e mais perigosos no primeiro tempo, antes do segundo gol de Neymar. Tudo bem. O que eu disse até agora é, claro, discutível. MAS ISSO NÃO É NADA diante de um fato que me chama muito a atenção: não há torcedores negros nos estádios – com exceção dos africanos. Nem negros, nem mulatos, nem morenos: a torcida brasileira é branca. Branco, como sabemos, é a cor de nossa classe média. Então, o que temos são estádios de padrão europeu, cheios de pessoas que se parecem europeias. Agora sim expectadores de TV do mundo inteiro vão acreditar que somos um país “civilizado”, de padrão europeu. É a vitória do darwinismo social. Obrigado FIFA, por branquear minha pele! Obrigado, organizadores, pelos preços dos ingressos, que só a nossa pequeno-burguesia branca pode pagar, não manchando assim nossa imagem! Pra que expor o nosso povo encardido? Obrigado, governos federal, estaduais, políticos de todos os partidos, meus queridos três poderes, querida mídia, empreiteiros, patrocinadores, por compactuarem com a tão honrada e limpa associação futebolística internacional. É isso. Eu, mulato que detesta palavrão... Ou melhor, que não gosta muito. Ou melhor, evita. Ou seja, tem vergonha de dizer... O fato é que às vezes dá uma vontade de bradar: “Ei, FIFA, vai tomar no...”. Pronto, não falei. E aos telespectadores de futebol, como eu, eu digo: fiquemos felizes, com qualquer tipo de sorriso amarelo e imbecil que nos advenha à face, pois está na hora dessa nossa gente branca mostrar seu valor. Limpamos, finalmente, nossa imagem.

Até a volta às aulas – depois da estratégica paralisação –, à suja campanha eleitoral que vem por aí e à próxima fila de hospital, cheia de gente não branca. Aquele abraço!

(23/06/2014)