Brunei, um exemplo.
 
Como bem sabemos, ler é viajar e aprender sempre mais alguma coisa. E creio que não há entretenimento mais proveitoso e rico. E ainda me atrevo a dizer que não há escola melhor do que a boa leitura na qual aprendemos mais e mais sobre as questões que envolvem a humanidade e a vida como um todo. E mais ainda, nos convida ao discernimento sobre os valores e repassar a quem estiver disposto a aprender sempre mais, pois o saber não tem limites. E é com este pensamento que, por vezes, me atenho a pesquisar através de informativos sobre a vida e seus valores no lindo planeta terra.
Encontrei em minhas buscas, um relato animador e me proponho a descrevê-lo em síntese, no que segue: No continente asiático, Ilhas da Malásia (Malaysia) existe uma ilha  chamada Bornéu e dentro dela um país chamado Brunei (Morada da Paz), cujo nome oficial é "Sultanato de Brunei Darussalam", tendo como capital a cidade de Bandar Seri Begawan. O governo é uma Monarquia Islâmica (Sultanato). O povo é contente com o seu Sultão. Ele não necessita de guarda-costas, o povo o protege. O território tem uma área de 5.765 Km². Além da Capital tem como cidades principais Kuala Belait, Seria e Tutong. Lá o clima é equatorial. A população, segundo a estimativa de 2009, é de 400.000 habitantes. A população é composta por malaios, chineses, grupos étnicos Autóctones, tâmeis e outros. Cerca de 55% da população segue o islamismo. Lá o desenvolvimento humano é muito alto; o povo é satisfeito com a administração em seu governo; todos têm padrão de vida elevado. A criminalidade pode se dizer que é zero e todos têm consciência de que as punições para possíveis crimes são extremamente severas.
De fato me encantei com a vida do povo de Brunei e isto me inspirou para a poesia que segue:
                                                        
Cultura e Vida
 
Viver a vida
Como no país de Brunei,
É viver bem.
Lá tem o Sultão
Chefe maior
Amado, querido idolatrado por seu povo.
Brunei é cidade encantada, real, vivida...
Lá tem muita riqueza... petróleo... petróleo
Ninguém paga impostos
Ninguém paga colégio
Ninguém paga remédios
É país de Brunei,
Todos ganham moradias
Espaçosas, confortáveis
A bebida alcoólica é proibida
Para droga é pena de morte.
O Sultão é amado
É respeitado
E a todos dá atenção...
Não precisa de guarda-costas,
Nem de seguranças
O povo é a segurança...
É o país de Brunei
É na ilha de Bornéu!
Um pedacinho do céu!
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 25/06/2014
Código do texto: T4857998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.