Reflexões sobre a Copa de 2014

Eu estava outro dia a meditar sobre a atual Seleção Brasileira de Futebol e como era depois do almoço, eu peguei no sono, levemente, para recuperar as energias para as labutas diárias.

Entretanto, fui levado, enquanto dormia até um lugar muito bonito, cheio de belas árvores e muita paz. Ai fui recebido por nada menos do que o fabuloso Domingos da Guia. Lembro-me que ele me disse: “Pare de se preocupar com a Copa do Mundo Atual. Porque nem sempre ganham os melhores”.

Então eu lhe perguntei: “O senhor acha que temos chances nesta Copa do Mundo?”. Ao que ele me respondeu: “Como brasileiro todos tem de ter fé na nossa Seleção e torcer por ela. Já tivemos, na minha época seleções quase imbatíveis mas a política e os maus dirigentes punham tudo a perder. Quando eu ainda era jovem, Píndaro de Carvalho em 1930, Luiz Vinhais em 1934 e Ademar Pimenta, em 1938 sempre cometiam erros que iriam nos custar muito caro.

Eu participei da Copa de 1938 quando tínhamos dois craques para cada posição. Foi uma das melhores seleções formadas no Brasil em todos os tempos. Eu joguei na Seleção Brasileira até 1945. Sempre tive grandes jogadores ao meu lado e pouco ganhamos em termos internacionais.

Veio 1950 e perdemos com uma seleção melhor do que a dos nossos adversários, com tudo na mão. Na fase final, tudo nos favorecia. Vencemos a Espanha por 6x1, a Suécia por 7x1, mas perdemos para o Uruguai quando o empate nos dava a taça”.

Ainda perguntei ao Domingos da Guia; “O senhor acha que ainda podemos ser campeões em 2014?”

“Podemos e vamos torcer. Se não temos grandes craques como Pelé e outros que ainda vi jogarem como Djalma Santos e Nilton Santos, Bauer, Orlando, Castilho, Zizinho, Ademir de Menezes, Jair da Rosa Pinto, Mauro Ramos de Oliveira que estão aqui comigo, e mais outro que chegou há pouco, o grande Oberdan Catani. Se não temos jogadores do nível de um Tostão, de um Gerson, de um Rivellino, e de muitos outros, que lutaram e trouxeram a taça para o Brasil, hoje temos o Neymar que é um craque à altura das nossas tradições e outros jogadores muito esforçados. Mas não vejamos fantasmas em cada jogo. Pois há um nivelamento por baixo. Senão vejamos: Na Argentina, apenas Messi poderia entrar num time que tinha por exemplo Moreno, Pederneira, Labruna, Lostau, Lazati, Néstor Rossi, Pescia, Salomón eos goleiros argentinos, que eram os melhores do mundo, Gualco, Vaca, Ricardo e Carrizzo. A Alemanha tem uma boa equipe muito boa e a Holanda depende de Roben e de van Perse. Vamos acreditar no que temos e vibrar pelo Brasil”.

Nesse instante eu comecei a acordar e fiquei mais confiante no futuro do Brasil nessa Copa de 2014. Vamos torcer!

Laércio
Enviado por Laércio em 27/06/2014
Reeditado em 27/06/2014
Código do texto: T4861006
Classificação de conteúdo: seguro