Dor

Dor, sentimento que brota depois de um diálogo, de uma descoberta ruim, de uma decepção, depois de ter falhado, de ter sido traído, depois de ter errado com quem se ama.

Dor, esta que chega sorrateira e acaba com a festa, que se infiltra na alma. Que abate o atleta, o guerreiro, o pai, a mãe e o doutor. Ela não é solicitada, não é bem vinda, mas vem, de tempos em tempos vem.

Dor, às vezes ficamos tanto tempo sem tê-la, sem senti-la que, até achamos que ela não existe mais, que ela é coisa dos outros e não mais nossa.

Dor, ela traz a triste realidade, somos falhos, temporais, frágeis, mas isso é só o lado “bonito” da coisa. A dor na verdade nos mostra quem somos. Salvo os imponderáveis da vida, doenças de quem amamos, falecimento de um ente querido, tragédias e outras intempéries, a dor é fruto de nossa cobiça, da nossa inveja, da nossa ambição, do nosso egoísmo.

Dor, por quê? Estar sóbrio não é o suficiente? Ter a sua esposa, uma única mulher não é o suficiente? Ter algum dinheiro para o sustento não é o suficiente? Andar de ônibus ou a pé não é o suficiente? Ter saúde não é o suficiente?

Dor, ela vem quando queremos ter mais do que temos. Ela vem quando você se olha no espelho e não se aceita. Ela vem quando você olha o vizinho e quer ser ele, enquanto a sua esposa e filhos te acham o melhor pai e marido do mundo, o herói.

A dor, ela está presente quando estamos ausentes da realidade, a realidade de que somos e temos aquilo que plantamos outrora.

Dor, ela não é querida, nem é amável, mas ela nos ensina a sermos mais humanos.

Dor, ela nos faz tirar o salto alto, nos faz ter de novo um olhar mais simples e caridoso, nos faz nos identificarmos uns com os outros.

Dor, ferramenta doída que nos obriga a crescer e a amadurecer, ou, em alguns casos nos faz mirrar, decrepitar e em alguns casos, morrer. Morrer de doença ou, tirar a própria vida.

Dor, ela é um grito de alerta da alma, um sinal de que algo não está bem, que precisamos mudar algo, ações, caminhos, ou até mudar tudo para não perder tudo.

Enfim, a dor é necessária para a nossa preservação.

Christiano Buys

Christiano Buys
Enviado por Christiano Buys em 29/06/2014
Código do texto: T4863648
Classificação de conteúdo: seguro