Era uma vez um circo que chegou na cidade.  Nele haviam mágicos, equilibristas na corda bamba, trapezistas, engolidores de espada, domadores de leões e, é claro, um palhaço: o palhaço Buscapé. 
     O palhaço Buscapé era um dos artistas mais antigos do circo e viajava pelo mundo todo, sempre tentando fazer as pessoas rirem de suas gracinhas.  Às vezes todos gargalhavam, outras vezes nem tanto...
     Num dia desses que o público não riu tanto quanto ele esperava, ele ficou muito chateado.  Tão aborrecido que se esqueceu de trocar de roupa quando acabou o espetáculo. Distraído, ele saiu por aí, de narigão vermelho, calça largona listrada e um sapatão enorme. Ah, e o chapeuzinho que espirrava água, mais o suspensório que esticava muito.

     Por todo lugar que passava as pessoas olhavam.  E olhavam de novo:
primeiro assustadas, depois curiosas e, por fim, davam risada.

        Riam, riam, e riam mais ainda quando o palhaço brincava com elas.
     E o palhaço também achou engraçado e divertido sair assim pelas ruas. Ele nunca havia feito tanta gente rir, nem nos maiores circos em que havia trabalhado.

        Então, ele resolveu que só ia se vestir assim.
        E todo mundo, a partir daquele dia, ficou mais feliz.



Você já deu uma gargalhada hoje?  O seu mundo é mais feliz?