Brasil O País do Futebol.

Por que o Brasil é o País do futebol?

Através de pesquisas anotei algumas nuances desta paixão brasileira, principalmente com relação a Copa do Mundo de Futebol.

A primeira seleção que se tem notícia é de 1914. Brasil 2 x 0 Exeter, um time inglês, jogo amistoso. Nessa seleção o maior goleador da época; Friedenreich.

Somos Penta. Tetra da Copa América. Participamos de todas as copas, daí ter vencido obviamente todas eliminatórias.

Campeão da Copa das Confederações de 2013.

Mas a minha vivência como torcedor apaixonado pela copa do mundo começou em 1950. Meu pai era roceiro e a gente ouvia falar da copa no Vilarejo de pessoas que possuíam rádio. Depois, meu pai indo a Caratinga, cidade bem distante da nossa região, comprou a revista O Cruzeiro, que trazia reportagens da nossa derrota no Maracanã, eram jogadores chorando em pleno gramado. O Marechal Eurico Gaspar Dutra, Presidente da República na época, em foto de destaque com um semblante muito triste.

A decepção foi grande pela qualidade dos jogadores, a melhor seleção, demonstrada nas seguintes partidas:

Brasil 4 x0 México

Brasil 2x2 suiça

Brasil 2 x 1 Iugoslávia

Brasil 7 x 1 suécia.

Brasil 6 x 1 Espanha.

Brasil 1 x 2 Uruguai

Uruguai Campeão Brasil Vice.

Time.

Barbosa.

Augusto.

Juvenal.

Bauer.

Danilo.

Bigode.

Maneca.

Zizinho

Ademir.

Jair.

Chico.

Técnico Flávio Costa.

Data, 16 de julho de 1950.

A Copa sofreu um hiato de 1938 a 1950 por causa da segunda guerra mundial.

Ademir Marques de Meneses, artilheiro ( Queijada) com 9 gols.

A imprensa como sempre, levanta e derruba, fez do goleiro Barbosa o culpado pela a derrota.

Cidades sede, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Coritiba.

Aqui , se não ganharmos o hexa, Neymar pode virar o bode expiatório . Também os politiqueiros de plantão, já estão com a metralhadora engatilhada para metralhar a Presidente Dilma. Vai ser também a culpada.

.

Lair Estanislau Alves.