Jogando para perder!

A muito, muito tempo atrás eu com a minha atração(e vocação) para coisas complexas descobri o Xadrez!

E não foi por acaso, tinha um "tio" que jogava seriamente xadrez, fazia parte do Clube de Xadrez de Campinas e participava de campeonatos!

Sempre que vinha em casa eu divertíamos bastante! E quando comecei a me interessar pelo xadrez ele me incentivou e jogava comigo!

E é claro eu sempre perdia!

Ele era muito superior a mim, era médico cardiologista formado e eu devia ter uns 11 anos!

Eu não ficaria satisfeito até ganhar dele mas eu sabia que seria, em termos de hoje, como tentar ganhar do Shumacher usando um carrinho de rolimã!

Então minha estratégia de combate era:

"Demorar para perder.."

Isso pra mim ja bastava!

Dar trabalho pra ele e fazê-lo pensar, ja estava bom!

Motivado e querendo mostrar serviço eu pedi de presente de aniversário um livro de Xadrez para minha mãe do "Círculo do Livro", (Vc se lembra disso?) e comecei a entender o que era as aberturas, marcações e até mesmo estudar as partidas famosas!

Depois de um ano, (já que ele nos visitava poucas vezes com tempo suficiente para jogarmos) eu ja estava jogando partidas que durava a noite toda!

Eu perdia nos movimentos finais, ele tinha mais experiência em sair de situações difíceis que eu, mas recebia elogios e comentávamos os lances sempre!

Para mim aquilo já estava bom! Eu estava demorando pra perder!

Mas o resultado interessante dessa minha "teimosia" em jogar com alguém muito superior a mim e sem a pretensão de vencê-lo, foi que quando me inscrevi (o único na minha escola, alías) para participar dos jogos escolares e fui jogar xadrez com os garotos da minha idade, eu venci até com facilidade o torneio daquele ano e voltei com uma medalha de ouro no peito!

Os quinze minutos de fama, a que temos direito, foi o xadrez escolar que me deu!

Subi no palco da escola, a Diretora contou no microfone que eu sozinho fui lá e derrotei todo mundo, ganhei beijinhos da professoras, fiquei popular por um tempo.

Depois aos poucos outras coisas foram tendo interesse para mim e o xadrez ficou em segundo plano. Mas eu sempre jogava quando tinha oportunidade, principalmente com o computador usando o Chessmaster!

Até que um dia, depois de 10 anos, eu finalmente ouvi esse tio meu dizer! "Hoje vc ganhou de mim, de verdade..."

Hoje eu só tenho um tabuleiro de vidro jateado enfeitando minha estante!

Marco Romano
Enviado por Marco Romano em 08/09/2005
Código do texto: T48727