Aí vem o chip!!!

As nossas autoridades, sempre tão criativas quando se trata de arrancar mais dinheiro dos contribuintes, resolveram que em breve, todos os automóveis em circulação no país deverão portar no vidro dianteiro um “chip”. O tal chip, que certamente deverá enriquecer alguns empresários oportunistas (os de sempre, é claro), servirá para controle da circulação dos automóveis e diminuirá o risco de sumiço do veículo em caso de furto ou roubo e também para controle de multas, impostos e pedágios. Dizem eles que os ladrões não vão mais escapar tranqüilamente para o Paraguai com os nossos carros, quanto mais o contribuinte, que será cobrado eletronicamente através do tal aparelho. O “chip” será instalado no carro e carregará todos os dados do proprietário, o qual será responsabilizado financeiramente pelos caminhos e descaminhos do seu automóvel. Ah! Quase esqueço que vamos pagar uma módica” quantia pela instalação do dito cujo chip nos nossos carros! Ótimo! Agora sim estaremos seguros... Vamos ser monitorados eletronicamente por alguma central ultramoderna, que através dos canais competentes, se encarregará de nos devolver o carro quando este for “afanado”, isto se você fornecer “algum” por fora para apressar as coisas lá pelo Paraguai. No que toca as multas e pedágios... A história pode ser um pouco diferente! Se lhe aparecer uma multa em Pirapora do Estreito, progressista cidade do norte do Amapá, com certeza você vai ter que pagar primeiro e depois dar um jeito de provar que o tal “chip”, ou a máquina que o controla se enganou, embora você nunca tenha ouvido falar do tal lugar e nunca tenha saído do Rio Grande do sul no seu carro... Segundo comentários que andam por aí, parece que o IPVA também vai sofrer um pequeno reajuste devido ao fato, pois o aparelhamento das rodovias é imprescindível para o sistema funcionar bem. Na carona do tal reajuste, certamente irão os nossos pedágios, belos exemplos de arrecadação fácil e segura para as empresas proprietárias, que receberam tudo prontinho: foi só chegar e começar a ganhar. Nem foi preciso gastar muito, pois os nossos governantes, sempre muito hábeis em fazer cortesia com o chapéu alheio, arrumaram tudo antes de entregarem os nossos caminhos para a iniciativa privada e assim fazerem os tais empresários ficarem muito mais ricos do que já eram. O fato é que tudo isto me deixa muito preocupado: qualquer dia destes, algum gênio lá de Brasília vai inventar de implantar “chips” ou código de barras no povão... Podem acreditar! O sujeito vai ter um “chip” implantado em algum lugar do corpo e aí será compulsoriamente taxado seja lá no que fizer ou consumir. É claro que o aparelhinho vai conter todas as informações do indivíduo, impossibilitando a sonegação, facilitando a fiscalização e aumentando a arrecadação do Estado. Deve ter alguma vantagem: pense se você for seqüestrado! Vai ser fácil a localização e o seu resgate, desde que você esteja em dia com os seus impostos. É claro que por ser algo mais sofisticado, o “chip” vai ter que ser implantado em alguma clínica médica especializada, mas apesar de não ser lá muito barato, os nossos gênios econômicos inventarão algum financiamento em quinze ou vinte anos pela rede bancária e com módicos juros de mercado. O problema é que quando a coisa estragar, não saberemos muito bem para onde ir... Ao Médico, ao técnico em computação? Ao eletricista? Ou ao mecânico? Talvez seja melhor comprar um “chip” pirateado em alguma banca de camelô ou encomendar para o “picareta” mais próximo. Afinal, é sempre mais barato, mas tem o problema da garantia: Se a coisa der problema, como vamos explicar ao fisco e em casa aquela compra milionária que alguém fez no nosso nome na Daslú, ou despesas suspeitas em algum motel em Porto Alegre? O melhor é fazer tudo direitinho como as nossas autoridades mandam e fim. Afinal de contas, aqueles cérebros privilegiados de Brasília só pensam no nosso bem - estar e em melhorar as nossas condições de vida. É claro que nem passa por aquelas brilhantes cabeças sacanear o brasileiro! De mais a mais, que importância tem mais um impostinho? Um a mais, um a menos... Pensando nisto tudo, estou enviando á Brasília uma sugestão: Um “chip” para os nossos políticos! E seria obrigatório também para todo aquele que resolvesse se candidatar! O “chip” seria colocado em Suas Excelências e teria a finalidade de impedir os deslizes éticos, morais e legais dos nossos representantes. O aparelhinho seria programado para efetuar automaticamente o devido desconto na conta pessoal dos nossos políticos ou dos seus “laranjas”, de toda e qualquer quantia recebida indevidamente ou desviada das suas finalidades, além de cassar imediatamente o mandato daquele que seja apanhado em qualquer ato ilícito ou nocivo aos interesses do País. Espero que a sugestão seja aceita e aperfeiçoada. Já pensaram se a gente pudesse deletar aquele deputado notoriamente sacana? Mandava-se o Maluf pra lixeira e pronto... Com um só toque, a faxina cívica na Câmara e no Senado seria instantânea. Melhor ainda: ia aparecer na internet aquele aviso que diz que “este programa efetuou uma operação ilegal e será fechado”... Aí o sujeito volta imediatamente para as suas “bases” ou é remetido automaticamente para as grades... Já andaram me dizendo que a coisa seria muito cara e que não tem verba para isso, pois a disponível parece que vai ser usada para aumentar os salários de suas excelências ou já sumiu em algum paraíso fiscal ou em algum bolso ou cueca ilegal. O dinheiro que sobrar é para implantar o “chip” no vidro dos nossos carros e futuramente, em nós, contribuintes ... Ah! Ia esquecendo! Estarão isentos da implantação do chip, todos, e repito... todos os políticos, puxas sacos até o terceiro escalão, membros do judiciário e dos executivos federal, estadual e municipal, que eles não são nunca culpados de nada.... Daí pra baixo, todo mundo vai ser "chipado"...