Os blogs e as crianças!

Visitando os blogs dos meus visitantes, indo de link em link, eu me deparo com muitos blogs de adolescentes e crianças com idade de 8 e 12 anos e estive pensando uma coisa esses dias!

O conteúdo dos blogs de adolescente eu conheço bem! Que existe blogs de todo tipo eu também já sei...

Mas eu estive pensando no que representará na vida deles o "fenômeno" dos blogs!

Independente das tolices que lemos por aí, ou dos motivos que levam crianças montar um blog, seja só pra falar do dia a dia, para falar da banda preferida, para transcrever poesias, piadas, contos ou qualquer coisa que seja, todos tem uma coisa em comum. A necessidade de se comunicar...

Sim é claro que tem aqueles que só estão de curtição, ou só abriram um blog porque "tá na moda" e nem se interessam no que postam... Existem aqueles que acham que simplesmente criando um blog as pessoas visitarão sempre e comentaram qualquer coisa que escrever, esperam tornar-se famosos!

Mas pensando "Sociologicamente" (até parece que eu posso!), eu vejo esse fenômeno de "poder escrever para o mundo inteiro", uma realização completa do que era a febre dos tempos antigos em que se trocava correspondência com pessoas que não se conhecia! Cartas levavam dias, semanas, pra chegar, e mais semanas para se ter respostas!

Hoje é na hora! Instantâneo! Ao vivo! On-line!

Se por um lado acaba a ansiedade da espera, por outro perdeu totalmente o charme!

Mas a necessidade de se comunicar é a mesma!

Blogs são como mensagens na garrafa, atirada no oceano para esses adolescentes!

Uma das minhas filhas, que tem 14 anos tem um blog! Nele ela só fala do Linkin Park e mete o pau na Avril Lavigne! Sim minha filha também usa aquele "dialeto" típico de adolescentes blogueiros! O interessante disso é que normalmente em casa ela não usa gíria e sequer arrasta no caipira Piracicabano, mas no blog usa as palavras que já lemos muito... ! Claro que não é o certo, mas escrever assim em um blog não significa também que ela vai escrever assim pro resto da vida! Seus "visitantes" são colegas de classe e amigos dos amigos... Que entendem perfeitamente e acham legal aquilo! É o conhecido "efeito tribos!” Os adolescentes blogueiros de uma vez só, em todo país, escrevem dessa maneira e se entendem assim... Como ocorre com as tribos do SURF, PUNKS, ROCKEIROS, MOTOQUEIROS, JIPEIROS e um monte de grupos que se dedicam a fazer a mesma coisa, cada um com um vocabulário próprio!

E quem disse que adolescente de 12 ou 15 anos tem que escrever num diário pessoal como MACHADO DE ASSIS? Pra quê? Com a educação desse país seria pedir demais!

O que importa não é como se escreve e sim O QUÊ se escreve! Em alguns blogs de crianças eu pude ver algo mais do que somente tolices!

Li recentemente o blog do filho de uma amiga minha! Tem 9 anos!

E a maneira com que ele escreveu me chamou a atenção!

Um blog padrão de fã, sobre a banda EVANESCENCE.. Como tantos outros por aí! Mas ele escreve com gosto e promete o melhor blog do planeta sobre a banda!

Com 9 anos!

Deixando de lado a inocência e ingenuidade da idade, eu notei a atitude.

Atitude de uma criança em se dedicar a uma coisa que gosta!

Dá pra notar a personalidade dele no blog. É como se o blog fosse seu quarto particular, de portas trancadas, mas as janelas abertas para o mundo!

Acho que esse tipo de ímpeto em se dedicar a algo que gosta, querer aprender tudo o que pode sobre algo, vai fazer grande diferença no futuro profissional dele! Mesmo que o interesse mude mais tarde, mas fazer o que gostamos e se dedicar a isso é a chave para estar bem com você profissionalmente, e nunca esquecemos o que se aprende nessa fase da vida!

Eu jogava xadrez, com 10 anos! Eu lia revista de aviação com 12 anos, sabia de cor todas as fichas técnicas dos aviões da época, sabia identificar os teco-tecos só ouvindo o ronco dos motores! Não me tornei piloto, mas descobri a minha vocação por tecnologia e em lidar com coisas complexas! Quando a informática começou a ficar popular e comecei a fazer cursos com 14 anos eu me senti em casa!

Sempre me vem à cabeça a figura de MOZART... Que escreveu a primeira ópera, La finta semplice, em 1768, quando tinha doze anos!

Usando a minha diretiva de tentar ver o lado bom das coisas, se algo de positivo tem em nisso tudo, eu imagino que, mesmo que os blogs deixem de ser mania para os adolescentes de uma hora para outra, mesmo que os adolescentes venham a desistir dele com a mesma rapidez que dominaram os templates, comments, MIDIS, DOLLS e todo tipo de gracinha que colocam nos seus blogs hoje, mesmo que apareça outra novidade por ai (vai saber) e o blog cai em desuso, SE desses milhões de adolescentes que experimentaram os blogs hoje, alguns milhares deles forem contaminados com o vírus da escrita, mesmo que Somente alguns descobrirem que tem VOCAÇÃO para escrever... SE descobrirem que gostam de se expressar, de comentar fatos, de contar estórias, de sonhar com amores perfeitos, e mais tarde decidirem ESTUDAR e seguir carreira, meu Deus! Imaginem quantos poetas, jornalistas, colunistas, cronistas, escritores e romancistas estamos vendo nascer por aí!

Quantas Clarice Lispector, Mario Quintana, Fernando Pessoa podemos produzir nesse país, só despertando uma VOCAÇÃO numa brincadeira de adolescente??

Quem viver verá!

Marco Romano
Enviado por Marco Romano em 08/09/2005
Reeditado em 21/08/2009
Código do texto: T48732
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.