"LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA"

Terça-Feira, 8 de Julho de 2014

"LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA"

Este artigo está sendo desenvolvido logo após a partida que envolveu as seleções brasileira e alemã, lá em Belo Horizonte, pelas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

E de antemão é para chamar à atenção de todos para alguns artigos que foram postados nesse espaço e que têm o conteúdo sobre futebol, que é uma matéria muito pouco usada neste espaço.

Sempre foi manifestado aqui a esculhambação que o país adotou na montagem dessa seleção. A começar pela escolha do técnico Felipão, que é um cara ultrapassado nessa área. Mas agora não adianta falar mais sobre isso.

Desde a escolha do técnico e dos jogadores, deu para se perceber o grande equívoco cometido. E é uma tremenda injustiça a torcida querer crucificar o atacante Fred. Ele não teve e nem tem culpa nenhuma do fiasco dessa seleção.

De outro modo, é bom destacar um fato: Os jogadores escolhidos, em sua maioria, já há muito tempo não atuam no país. E isso não é fator marcante para justificar suas convocações. Aqui temos jogadores iguais ou até melhores que alguns dos que foram convocados. E uma das falhas foi essa.

Mas é importante frisar que o futebol não é a força máxima que move um país para o progresso e o futuro. Quem o pode fazê-lo é o trabalho. Mas parece que a população brasileira até agora não se deu conta disso.

Assim, é mudar a visão e o foco das verdadeiras proposições a que um povo deve se entregar. É partir para o trabalho. Produtivo e lucrativo. E que abandone a ideia de que éramos um país de futebol. Que tal raciocínio fique enterrado para sempre na vida do país.

Não pode uma simples partida de futebol ufanar uma nação, a ponto dela esquecer todos os graves problemas que possui, e que são muitos, deixando de lado outras e maiores prioridades, como a saúde, a segurança pública, a moradia e o próprio salário.

Usando um jargão antigo, agora é "apagar com a borracha" toda essa inutilidade e voltar-se para as verdadeiras coisas que causam progresso a um país. É colocar a cabeça no lugar e os pés no chão e estabelecer novas metas para a nossa existência.

E que ninguém esqueça que em Outubro vindouro haverá eleição nesse país. E essa será a hora da mudança crucial que precisamos. É alijar todos os maus políticos da vida desse país e escolher pessoas sérias e dignas, que possam sacudir a nação da forma como é preciso e necessário fazer.

O que aconteceu hoje já é passado. E foi apenas uma partida de futebol envolvendo duas seleções do mundo. Não há que se transformar isso em nenhuma tragédia. É "sacudir a poeira e dar a volta por cima", como diz um samba famoso de algum tempo atrás.

Só isso!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/07/2014
Código do texto: T4874639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.