O QUE APRENDI SEM QUERER...
Guido era meu auxiliar de informações gerais,como delegado de polícia em Tanabi.Todo delegado tem que ser bem informado do que acorre na cidade,ainda mais, pois,  morava em outro local,onde lecionava à noite.A bela e simpática Votuporanga.
Residente há anos na cidade de Tanabi conhecia todos,  tudo e qualquer assunto da urbe,pessoa, ato ou fato,o velho e veterano Guido sabia e estava pronto para esclarecer e informar.Era meu “SNI” da época,embora este não perseguia ou fichava ninguém...
Guido já estava quase na época de se aposentar e era pessoa honesta e confiável,embora os demais funcionários não o levavam muito a sério,eis que às vezes ficava “fora do ar”. Coisa que acontece com pessoal que há tempos se engaja na polícia e cá entre nós...isso de- ser policial- é mesmo coisa para doido.Tudo porque a polícia é sempre o fim da linha das desgraças humanas... O que se vê, o que se ouve, o que se assiste é sempre ou quase sempre doutro mundo.Paciência,muita paciência. Assim era Guido, mas era honesto (achava eu uma grande qualidade na carreira policial) e tinha também seus “chiliques”... Paciência,também.O gestor sempre deve ser o ponderado,equilibrado, etc e tal. O líder.Não deve jamais discriminar ninguém! 
Um dia Guido chegou e disse-me que numa área rural do governo estadual,estrada de terra,havia um grupo de pessoas com máquinas perfurando incessante o solo e aquilo,ao que dizia, era muito estranho.Muito estranho...
Fomos lá onde o Guido sabia e nos acompanhou.Eu dirigindo um velho “jeep”.Ele, o carona.Estrada de terra batida.
Realmente,no local,uma enorme perfuratriz impiedosamente invadia o solo,com um grupo estranho de pessoas...Máquinas enormes e poderosas,caminhões,potentes,escavadeirae um grupo de homens que abordamos para saber o que realmente estava acontecendo,afinal.
Aí conversando fiquei sabendo o que ignorava até então.
O técnico em perfuração pacienciosamente deu a explicação surpreendente.
Era interesse do governo estadual da época conhecer com precisão o lençol freático da região,eis que a cidade de Tanabi não tinha nenhum rio ou manancial.Sabidamente,a cidade mais próxima,cerca de 40 quilômetros,já metrópole,São José do Rio Preto,com população numerosa na época,também carecia de água e rio para suprir às necessidades.
Aí o técnico e mais a equipe surpreenderam...                  Informou-se que naquele local da perfuração existia um enorme lençol freático da melhor água e que,por incrível,ia em direção à Oeste, ou seja,passava por baixo de uma dezena de cidades...da região.  Era um autêntico rio subterrâneo que passava por baixo de todos os mortais e ia desaguar a mais de 200 quilômetros no rio Paraná,na altura na represa e hidroelétrica de “Três Lagoas”...Bem distante de Tanabi.
Fiquei surpreso com essa informação. Ignorava o fenômeno.
Foi Guido que me indicou o local e me ofereceu esse conhecimento aqüífero,subterrâneo paulista, nada policialesco. Mas valeu.
Atualmente,o Estado de São Paulo inteiro sofre com a falta dágua.O assunto,ainda é atual.Pertine.

Afinal,embora delegado, era e ainda sou Jornalista.
Nada de mais,para averiguar...voltamos à rotina de sempre.
Guido sabia das coisas!!!