A moça orando

A igreja na maior paz. Somente as imagens, os altares, as flores e a brisa da tarde. Uma jovem ajoelhada orava em voz baixa. Depois se danou a chorar. Apertou a boca e entre sussurros e soluços continuou orando. De tão entretida na oração, não se sentiu sendo observada. O choro e o estremecimento do corpo despertavam ainda mais a atenção do observador. Seria algum problema? Ora que pergunta, claro que seria um problema e parecia dos insolúveis. Será que ela vai achar ruim uma aproximação? Talvez precise de ajuda. Parece que ouviu estas conjecturas e mais chorava e se estremecia, soluçava profundamente. O observador desistiu de uma abordagem. Na outra tarde a lembrança da moça orando o levou de volta à igreja. Desta vez chovia e as lágrimas da moça pareciam aumentar de volume, como as águas da chuva. Aquilo era torturante. Como não oferecer ajuda àquela cristã, semelhante, irmã. Era sua obrigação, conforme dissera o padre em um sermão no domingo anterior. Dizia isto no pensamento e, junto a esse pensamento, outro dizia: deixe de ser curioso e não use os ensinamentos do padre em vão, você quer é saber da vida alheia, seu curioso. Fez de conta que não escutou. A tarde findava e a coragem, entretanto, não era suficiente. Volto amanhã. Chegou antes da moça e ficou no banco de trás. Apurou os ouvidos. Logo a moça chegou e estava tão aflita que nem o notou, começou a mesma cena, desta vez, mais forte em todos os detalhes. Ela falava mais alto, que bom! Se fosse algo imediato, quisesse ela ou não, ele se intrometeria, era o jeito. Ele também começou a rezar pedindo para que outros não viessem interromper, estava prestes a descobrir algo importante. (Curioso!). Meu Pai, meu querido Pai, meu amado Senhor, perdoe esta filha. Se estou pecando, mas não posso evitar.Tomara que o Senhor me compreenda. Os outros não me compreenderão e até acharão que estou louca, mas o Senhor que de tudo sabe, sabe também que eu não estou. Estou? Diga, Pai, estou? Pai, por favor, me diga, onde o Senhor estava com a cabeça, desculpe, quando resolveu como isto seria? Por que o Senhor não teve pena desta filha? Eu acredito que o Senhor me ame, ama? Assim, mesmo que não pareça, mas eu sei que me ama... só que o Senhor não pensou direito, desculpe de novo, mas estamos só nós dois aqui, somos íntimos, o Senhor é meu Pai. Não é? Responda, Pai. E Ele calado, queria mesmo era dar umas chineladas naquela filha pidona. Ouvia aquele bolodoro todas as tardes. Ah, que maravilha, não chega ninguém. Ela chorando, soluçando. Paiiiiii, me diga, por que fez isto comigo? Com outras o Senhor foi bonzinho, né? Ele calado. Que chata, me dá vontade de dizer a ela que fiz isto justo porque ela é uma chata. Mas filhos são filhos, mesmo chatos. Paiiiiiiiiiiii, eu quero saber se o Senhor pode dar um jeito, não aguento mais de chorar e de ser humilhada. Estou pior do que a Seleção Brasileira no jogo da Copa 2014, esse dos 7 a 1 em favor da Alemanha. Ah, mas deixe isto pra lá, vamos cuidar do meu caso, que é mil vezes pior. O Pai deu uma cochilada ligeira. Pai, eu quero que o Senhor tenha pena de mim e mude essa situação. Não é algo difícil, num instantinho o Senhor resolve, num piscar de olhos. Ele piscou, mas só pra ganhar tempo. Pai, tá prestando atenção? Sim, sei que o Senhor está, mas vou repetir o meu pedido. Antes quero dizer que sofro demais. Em toda parte todas as outras moças têm tudo certinho, tudo lindo, brilhante. Até o vento contribui... O universo contribui. Mas contra mim, tudo conspira. Sou motivo de olhares de mangação, de desprezo. Paiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, por favor, eu estou me sentindo pior do que o David Luiz. Depois a gente fala sobre isto. Mas, é tão pouco o que eu quero e o Senhor bem que já sabe, pois é bom e atencioso, só que comigo parece que não liga muito. Ele já sabia de cor o pedido, nada poderia fazer (e nem mesmo queria), pois foi tudo planejado e não seria possível retroceder, mesmo para Ele, a burocracia existe. Olhe, Pai, eu vou gritar dentro dessa igreja. Psiuuuuuuuuuuuuu! Ela ouviu o psiuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!! Ah, Ele vai me atender e vou sair daqui feliz demais. Não pode ser! Eu ouvi isto? Olhou para trás. O senhor falou comigo? Não! Tem certeza? Sim! Então foi Eleeeeeeeeeeeeeee. Eu não aguento mais tanta marcação, não sou o Neymar e nem o Messi. Acho que o Senhor é meu tio. Chorava ainda mais. Nada acontecia do que esperava. É, Pai... eu já vou. Esta noite vou dormir e espero o dia amanhecer e, quando olhar no espelho, os meus cabelos estejam lisos, ouviu? Lisos e loiros! E se o Senhor não me atender, eu volto aqui e vou armar um barraco nessa sua igreja. Beijinho pro Senhor. Ah, tem outra, não me mande ir ao salão de beleza, o Senhor também se esqueceu de me fazer rica. Uma chapinha está os olhos da cara.