Somos  "Buenisimos"
 
 
 
                  Meus amigos e amigas, na idade em que me encontro posso dizer que já vi de tudo.  Ou melhor, imaginava que já tinha visto de tudo. Ledo engano.  Faltava ter visto o jogo Brasil x Alemanha.  Parecia que eu tinha ido a um teatro de vaudeville.  Explico para os mais jovens: é um teatro de variedades, onde tudo acontece, vemos ao mesmo tempo a exibição de acrobatas, comediantes, circo de horror (e que horror foi a partida para nós brasileiros), animais treinados, mágicos. É como uma ópera bufa.  Lembro-me bem que por três vezes,  no espaço mínimo de quinze minutos, nossa defesa ia para um lado e os alemães para o lado contrário, dentro de nossa pequena área, mas eles, alemães, com a bola. Iniciavam uma linha de passe em frente ao goleiro Júlio Cesar, até que um alemão fazia o gol.  Em meia hora, cinco gols. Recordo-me do Nelson Rodrigues, em uma de suas badaladas crônicas se referindo a uma hipotética missa cômica. Todos de joelhos e de repente o padre começa a virar cambalhotas e o coroinha equilibrando laranjas na boca como uma foca amestrada .  Foi assim que senti o jogo. Só faltou o olodum baiano entrar em campo com seus tambores, cuícas e tamborins.
              A coisa foi tragicômica e é por isso que nenhum analista conseguiu até agora explicar o que aconteceu com o Brasil.
             Antes deste jogo, um menino argentino, pela internet,   por sinal inteligente, dizia para a desesperada mãe argentina: “los brasileiros son buenisimos”. E a mãe respondia: “Non, son malisimos”.
           Este teatro desagradável nos humilhou e nos envergonhou  tanto que colocou todo o povo brasileiro dentro de campo e nosso sofrimento nos deixou dentro da cena.
 
    Levaremos algum tempo para um distanciamento e estabelecer uma crítica saudável.
          Apesar de tudo, ainda acho que somos buenisimos. Só nós temos cinco títulos e sempre encantamos o mundo com nosso ousado futebol.
         Gostaria de chegar aos 108 anos, como a minha vizinha, Dona Antonia, para assistir a nossa recuperação e ver a seleção brasileira dar o troco na seleção alemã. Ontem mesmo vi Dona Antonia falando com o bisneto Vinicius. Peguei a última frase e o conselho dela. Ela dizia: -“ Vinicius, meu bisneto, a minha longevidade se deve à banana que como todos os dias. Mas atenção: não é só comer banana, não! É preciso trabalhar, trabalho é que dá saúde”.
          Vou seguir o conselho da Dona Antonia, já penso em deixar minha aposentadoria de lado e voltar a trabalhar (comendo bananas). Meu sonho é assistir o crescimento do meu Brasil, que adoro, bem como do seu adorável povo. O brasileiro ainda se intimida com suas virtudes. Temos que aprender a levantar a cabeça.
        O menino argentino tem razão: Somos buenisimos!                    
 
 
 
         
Gdantas
Enviado por Gdantas em 10/07/2014
Reeditado em 10/08/2014
Código do texto: T4877351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.