A VELHA FIGUEIRA
 
 
Aqui no bairro onde eu moro, no Ipiranga, em São Paulo/SP, eu sempre passava por essa árvore centenária e a admirava muito pela sua grandeza e formosura. E em dias de muito sol e calor eu gostava de usufruir da sua generosa e deliciosa sombra por alguns instantes.
 

          

 
Hoje eu passei por lá e fiquei chocado por ver esse covarde e lamentável assassinato. Ainda dava até para sentir o cheiro da seiva do seu tronco e dos seus galhos caídos ao chão. E me deu até vontade de chorar.


          


Um dia, assim que o empreendimento imobiliário começou há alguns meses atrás, perguntei a um dos corretores de vendas do mesmo se essa árvore seria sacrificada e o mesmo me disse que não, que ela seria preservada.  


E isso era até lógico e compreensível, porque ela ficava bem na lateral e na extremidade do terreno que ocupa quase que metade da quadra toda.


Fiquei contente com aquela informação mas hoje tive essa tremenda surpresa e decepção.



           


Provável e covardemente, para evitar algum protesto, aproveitaram o feriado prolongado e a distração de todos com a copa do mundo para executar esse crime ecológico abominável.


Se a construtora obteve autorização da sub-prefeitura ou do órgão responsável pela preservação do nosso verde e meio ambiente não muda nada, apenas agrega mais responsáveis pelo crime cometido.


E o que a natureza levou século ou até séculos para criar e desenvolver o homem com a sua ganância e as suas motoserras exterminou em dois ou três dias.


Se eu soubesse que iriam fazer isso tentaria até articular um movimento contra a sua derrubada, mas até essa verdadeira e covarde intenção me esconderam e mentiram.


É como bem diz o Caetano Veloso em sua música Sampa: "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas". E é verdade... Ergue matéria e concreto e destrói natureza e vida!


Infelizmente o mal está feito e não tem mais como consertar. Então faço este registro como denúncia, desabafo e apelo para que parem com esses crimes contra a natureza e indiretamente contra a nossa própria humanidade.



E como sempre a infeliz constatação de que a mentira sempre é usada como instrumento do mal e da destruição e de que, como diz a  palavra sagrada: "A raiz de todos os males é a cobiça pelo dinheiro". 




                       




http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/07/1483990-velha-figueira-vai-ao-chao-no-ipiranga.shtml?cmpid=%22facefolha%22

 
Wilson Madrid
Enviado por Wilson Madrid em 11/07/2014
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T4877605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.