Vergonha brasileira

Não vencemos a Copa.

Não jogamos na Copa.

Fomos trucidados na Copa...

Apesar disso, ainda somos o melhor futebol do planeta. Temos cinco títulos mundiais. Somos um celeiro de craques, de talentos incomparáveis, temos uma malemolência que nos permite uma ginga inigualável...

Já nascemos petecando laranja, fazendo embaixadinhas, fazemos malabarismo com a bola nos semáforos e temos vários terrenos baldios que transformamos em campinhos de terra, onde brotam atacantes que depois exportamos para a Europa e outros continentes.

Não sei por que tanto lamento ao perdermos uma copa; mais uma... Teremos outras tantas. As que estão por vir, certamente, serão nossas, porque o futuro é nosso, seremos a grande nação, o celeiro do mundo, o gigante que despertará... O País do Futuro! Por que não?...

O Ronaldo fez piada com a Copa e o placar de prêmios Nobel...

Eu trocaria nossos cinco títulos por cinco prêmios Nobel, em qualquer área do conhecimento: Física, Química, Medicina, Literatura, ou mesmo por colaborarmos com a paz.

Se cinco prêmios Nobel tivessem vindo para o Brasil, cinco milhões de dólares seriam o lastro monetário anexo às medalhas... Esse dinheiro não paga nem o montante que o Neymar faturou em patrocínios na Copa... Assim, parece-nos pouco vantajosa a troca.

Se cinco prêmios Nobel tivessem aportado em solo brasileiro, contudo, seria sinal de que teríamos grandes universidades, frequentadas por alunos interessados em se desenvolver nas ciências, nas letras, nas artes... Enfim, no conhecimento. Seria sinal de que nossas universidades estão mais interessadas em estimular o desenvolvimento do saber do que se especializarem em cobrar mensalidades que produzem montanhas de canudos para formandos que mal sabem escrever.

Os alemães, quadradões que não sabem rebolar no samba e não têm ginga no futebol, possuem mais de cem prêmios Nobel. Os americanos, coitados, que nunca venceram um mundial, mais de trezentos. Nossos vizinhos argentinos, colombianos, chilenos, venezuelanos, peruanos, costa-riquenhos, guatemaltecos, entre tantos outros, já foram laureados. E, ainda assim, somos o mais importante ator geopolítico da América Latina...

Somos um país com mais de 200 milhões de habitantes e não temos nenhum prêmio desse. Luxemburgo, com pouco mais de 500 mil, possui dois. E assim vai.

Antes de pensarmos em prêmios chatos, porém, melhor continuarmos sustentando milhares de parasitas no Congresso Nacional, nas assembleias, câmaras... Nos palácios do Executivo em todos níveis de governo Brasil afora... Nos gabinetes infestados de aspones...

Melhor também continuarmos bancando campanhas políticas milionárias, estádios monumentais de futebol, a custo extraordinário, em meio ao nada.

Continuemos aceitando obras superfaturadas, comprando mais ônibus para serem queimados, refazendo fachadas depredadas de agências bancárias, concessionárias automotivas e demais multinacionais que resolvem investir no País.

E para terminar, continuemos assistindo em todos os canais a programas que estimulam Lepo-Lepos, Pocotós, dancinhas de cordinhas, garrafinhas, etc. Continuemos enriquecendo funkeiros, reboladeiras, e outros seres medíocres, mas espertos o suficiente para se alimentarem de outros medíocres ainda piores. Continuemos dando audiência a produções que estimulam a futilidade e o emburrecimento deste pobre moribundo chamado Brasil.

Ah, ia me esquecendo... Que vergonha pelos 7 X 1.

Éder de Araújo
Enviado por Éder de Araújo em 11/07/2014
Código do texto: T4878318
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.